DATA:
31/03 4º observação
Nesse dia a aula foi mais
instigadora, aqueles alunos com um grau de aprendizagem mais elevado resolveram
problemas mais complexos de matemática, ainda com dificuldades alguns precisam
usar palitos para conseguir resolver. Nesse dia foram desafiados, os que já
conseguem resolver ajudam os demais, pois muitos ainda dependem da ajuda do
professor, o qual sempre fica atento para auxiliá-los.
Nesse dia começaram novos alunos, já
sabiam ler e escrever, mas também necessitam de ajuda porque estavam a anos
fora da escola. Os que estavam sendo alfabetizados continuava no método da
silabação, primeiro escolhendo a palavra geradora, um exemplo é o nome de alguém
da família ou seu próprio nome, BENEDITO, e a divisão silábica e reconhecer a
família silábica. BA, BE, BI, BO BU. NE, NI, NA, NU, NO. DI, DE, DA, DU, DO. TO,
TE, TA, TU, TI. Esses alunos precisavam entender com essas silabas surgem nova
palavra assim percebe-se que com isso facilitava a aprendizagem dos mesmos. Ao que
foi mencionado são experiências que foram realizadas pó Paulo Freire.
Nas
experiências de trabalho mais simples, onde aprender ler e escrever é a parte
mais importante e supera a idéia de educadores e educandos viveram também a ler
e escrever, a tarefa de codificação do material de alfabetização pode acabar na
escolha de palavras geradoras (BRANDÃO. 2013 p.36).
Com isso a escolha das palavras,
como se aprende nas aulas na faculdade primeiro o adulto faz a leitura do mundo
e depois das palavras, então essas palavras precisam partir daquilo que o aluno
adulto, já tem traz da sua cultura.
Tais
alunos ficavam ansiosos para aprender, a cada palavra nova era uma grande
conquista. Percebe-se que essa maneira os alunos aprendem rapidamente e cada
dia é possível ver o avanço no seu aprendizado. Sabe-se que são alunos
esforçados e muitos nunca freqüentaram a escola, outros que por algum motivo
teve que deixar de estudar e agora quando aposentado voltou aos bancos
escolares, com muita vontade de aprender.
Fica um link de um vídeo que fala sobre o
método Paulo Freire.
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