sexta-feira, 22 de maio de 2015

CARACTERIZAÇÃO
1.1 ORGANIZAÇÃO GERAL
1.1.1 Identificação da Unidade Escolar Nome da Instituição
Escola Municipal Professora A G R, Educação Infantil, Ensino Fundamental Educação de Jovens e Adultos
·  Entidade Mantenedora
Prefeitura Municipal de Curitiba.
·  Localização:
Rua: Isaac Ferreira da Cruz, 3560
CEP: 81910-000- Sitio Cercado
Fone: 3349-36
Contraturno da Escola Municipal Professora A G R- Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Rua: Tijucas do Sul,nº 1100
CEP: 81900-080 Sitio Cercado.
Fone: 3349- 5308
1.1.2 Caracterização da Estrutura Funcional da Escola  Níveis de Ensino e Modalidades.
·  Quantidade de alunos por turma e turno na modalidade estagiada
Ed. Infantil
Ensino fundamental
Contraturno

EJA
EJA
67 alunos
860
115
89
89
Educação de Jovens e Adultos (EJA)- período noturno.
1º período= 02 turmas período noturno.
2º período= 02 turmas no período noturno.
(A proposta da EJA está em estudos para adequação à Deliberação 008/00 do CEE- Normas para Educação de Jovens e Adultos Ensinos Fundamental e médio.)
·  Horário de funcionamento da escola.
Manhã: 07h30min às 11:30
Tarde: 13h30min às 17h30min
Noite: 18h00min às 22h00min
Integral: 08h00min às 12h00min e 13h00min às 17h00min
Obs. A diferenciação entre horário da escola e do contraturno, se dá devido a distância entre dois espaços, além da questão do tempo gasto destinado a alimentação (almoço) dos educandos.
1.1.2 Caracterização da Estrutura Funcional da Escola Níveis de Ensino e Modalidades.
·  Quantidade de alunos por turma e turno na modalidade estagiada
Enquanto os pais trabalham, os filhos estão acostumados a cuidar dos irmãos menores e de si mesmos e, muitas vezes, após a aula perambulam pelas ruas. A ausência dos familiares devido o trabalho ou outros problemas familiares, gera consequências sérias na educação de uma criança, como por exemplo: falta de higiene, de cuidados com a saúde, de carinho e atenção, ausência de valores. Este é um dos grandes problemas enfrentados pela escola e comunidade.

· 1.1.4 Articulação da Instituição com a comunidade.
            A comunidade na qual está inserida a nossa escola é pouco provida de recursos que estimulam o desenvolvimento sócio- cultural de acesso a informações ao conhecimento. Para que a escola antecipe a sociedade democrática e participativa é preciso que valorize a participação de todos os segmentos.
            Apesar disto o entorno da escola apresenta um elevado numero de loja e pontos de comércio que acabam auxiliando a escola nas questões relacionadas a compras e campanhas, infelizmente as crianças não dispõe de local especifico para seu divertimento, como praça, parque, que possibilite seu entretenimento nos horários livres, sendo assim, a única opção são as brincadeiras de rua.
            Em frente a escola localiza-se o Terminal do Sitio Cercado, com ruas movimentadas e tráfego intenso, que torna outra preocupação constante no nosso dia a dia.
            O entorno da escola é constituído, em sua maioria, por, classe média baixa.      Deve haver dois tipos de participação: da comunidade na escola e da escola na comunidade. As vantagens de ambas as participações são bastante óbvias. Tomemos como exemplo o Projeto da descentralização, dando grande importância a descentralização das decisões, compartilhando com a comunidade as responsabilidades e os desafios de se administrar os recursos públicos. A comunidade participa ativamente através do Conselho Escolar e da Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF), na gestão da escola, propondo melhorias pedagógicas.
            A escola deve possibilitar atividades como: exibição de filmes para debate, realização de festivais de música, exposições (artesanato, pintura, desenho e fotografia), realização do jogos, brincadeiras, festas comunitárias, etc. Desta forma incrementa-se um intercâmbio entre escola e a comunidade, reforçando-se, assim, o compromisso com realidade social.
·  A escola tem convênios com entidades/empresas.Risotolândia alimentação (almoço e lanche), Higi Serv(limpeza) e a Summus para atendimento médico
Mantém parceria com a empresa Positivo informática. Esta empresa traz para dentro da escola os estagiários que auxiliam os alunos no sentido do cadastramento na Cidade do Conhecimento, bem como dão suporte para os professores que fazem uso do laboratório de informática.
O grupo Gazeta do povo: este nos envia o projeto Ler e Pensar com o envio de 05 exemplares mensais sendo um semanal que apresentem os destaques do mês.
Com o IMAP ( Instituto Municipal de Administração Pública) que oferta ao farol Estagiários que desenvolvem um trabalho de atendimento ao público no que refere-se ao uso do computador com horário agendado.
Como o comércio da comunidade local que auxiliam a escola nos eventos que está propõe.

· 1.2 PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
1.2.1 Histórico de a Instituição
            Não consta no PPP, fatos marcantes da modalidade, os profissionais não souberam responder, alegando que são novos na instituição. A orientação que consta, é a seguinte; “no volume 4 das Diretrizes Curriculares de Curitiba para Educação de Jovens e Adultos, existem maiores informações à respeito do histórico e dos objetivos da EJA”.[1]
 Destacar fatos marcantes da modalidade estagiada.
· 1.2.2 Organização Curricular da Modalidade Estagiada:
A organização curricular para a educação de Jovens e Adultos- fase I esta estruturada por disciplinas/unidades temáticas que correspondem ás disciplinas da Base Nacional Comum exigidas para oferta de Educação de Jovens e Adultos. As Unidades temáticas, organizadas por disciplinas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo Básicas e Diretrizes Curriculares da secretaria Municipal de Educação com abordagens que atendem características especificas da educação de jovens e adultos, recebendo a classificação de I a IV para as áreas de língua portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Arte, de I a II para as áreas de Historia e Geografia e educação Física.

·         1.2.3 Objetivos da Proposta Pedagógica Definidos para a E.J.A.
·         O ponto de partida do processo deve ser relacionado com o conhecimento empírico que o jovem e o adulto já possuem possibilita-lhes desenvolver raciocínios mais complexos.
·         Estimular seus alunos a atitudes transformadoras, não só naquilo que lhes é ministrado, mas no contexto geral, proporcionando-lhes, conhecimentos úteis para a vida.
·         Como a educação básica visa à aquisição do saber integrado às realidades sociais é preciso que os conhecimentos adquiridos na escola correspondam ao interesses dos alunos e que estes possam auxiliar na compreensão da realidade, portando, os métodos, conteúdos e processos não deverão ser infantilizados.
·         O tratamento didático dos conteúdos e das práticas, não pode se ausentar nem da especificidade da EJA, nem caráter multidisciplinar e interdisciplinar dos componentes curriculares.
·         O aluno deverá desenvolver a capacidade a relação entre os vários conhecimentos que não estão prontos e acabados, mas que deverão buscar a compreensão mais ampla na realidade.
·         As unidades temáticas, material elaborado e proposto para utilização dos alunos que participam da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, não podem se constituir o único recurso didático para ser utilizado no processo ensino- aprendizagem, tão pouco devem limitar a ação docente/discente ao cumprimento de etapas de percurso pré determinado de aquisição de habilidades e conhecimentos.



[1] Informações passadas oralmente, pois o Projeto Político Pedagógico é de 2006.

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