CARACTERIZAÇÃO
1.1 ORGANIZAÇÃO GERAL
1.1.1 Identificação da
Unidade Escolar Nome da Instituição
Escola Municipal Professora
A G R, Educação Infantil, Ensino Fundamental Educação de Jovens e Adultos
· Entidade Mantenedora
Prefeitura Municipal de
Curitiba.
· Localização:
Rua: Isaac Ferreira da Cruz,
3560
CEP: 81910-000- Sitio
Cercado
Fone: 3349-36
Contraturno da Escola
Municipal Professora A G R- Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Rua: Tijucas do Sul,nº 1100
CEP: 81900-080 Sitio
Cercado.
Fone: 3349- 5308
1.1.2 Caracterização da
Estrutura Funcional da Escola Níveis de
Ensino e Modalidades.
· Quantidade de alunos por turma e turno na
modalidade estagiada
Ed. Infantil
|
Ensino fundamental
|
Contraturno
|
EJA
|
EJA
|
67 alunos
|
860
|
115
|
89
|
89
|
Educação de Jovens e Adultos
(EJA)- período noturno.
1º período= 02 turmas
período noturno.
2º período= 02 turmas no
período noturno.
(A proposta da EJA está em
estudos para adequação à Deliberação 008/00 do CEE- Normas para Educação de Jovens
e Adultos Ensinos Fundamental e médio.)
· Horário de funcionamento da escola.
Manhã: 07h30min às 11:30
Tarde: 13h30min às 17h30min
Noite: 18h00min às 22h00min
Integral: 08h00min às 12h00min e 13h00min às 17h00min
Obs. A diferenciação entre
horário da escola e do contraturno, se dá devido a distância entre dois
espaços, além da questão do tempo gasto destinado a alimentação (almoço) dos
educandos.
1.1.2 Caracterização da
Estrutura Funcional da Escola Níveis de Ensino e Modalidades.
· Quantidade de alunos por turma e turno na
modalidade estagiada
Enquanto
os pais trabalham, os filhos estão acostumados a cuidar dos irmãos menores e de
si mesmos e, muitas vezes, após a aula perambulam pelas ruas. A ausência dos
familiares devido o trabalho ou outros problemas familiares, gera consequências
sérias na educação de uma criança, como por exemplo: falta de higiene, de
cuidados com a saúde, de carinho e atenção, ausência de valores. Este é um dos
grandes problemas enfrentados pela escola e comunidade.
·
1.1.4 Articulação da Instituição com a comunidade.
A comunidade na qual está inserida a nossa escola é pouco
provida de recursos que estimulam o desenvolvimento sócio- cultural de acesso a
informações ao conhecimento. Para que a escola antecipe a sociedade democrática
e participativa é preciso que valorize a participação de todos os segmentos.
Apesar disto o entorno da escola apresenta um elevado
numero de loja e pontos de comércio que acabam auxiliando a escola nas questões
relacionadas a compras e campanhas, infelizmente as crianças não dispõe de
local especifico para seu divertimento, como praça, parque, que possibilite seu
entretenimento nos horários livres, sendo assim, a única opção são as
brincadeiras de rua.
Em frente a escola localiza-se o Terminal do Sitio
Cercado, com ruas movimentadas e tráfego intenso, que torna outra preocupação
constante no nosso dia a dia.
O entorno da escola é constituído, em sua maioria, por,
classe média baixa. Deve haver dois
tipos de participação: da comunidade na escola e da escola na comunidade. As
vantagens de ambas as participações são bastante óbvias. Tomemos como exemplo o
Projeto da descentralização, dando grande importância a descentralização das
decisões, compartilhando com a comunidade as responsabilidades e os desafios de
se administrar os recursos públicos. A comunidade participa ativamente através
do Conselho Escolar e da Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF),
na gestão da escola, propondo melhorias pedagógicas.
A escola deve possibilitar atividades como: exibição de
filmes para debate, realização de festivais de música, exposições (artesanato,
pintura, desenho e fotografia), realização do jogos, brincadeiras, festas comunitárias,
etc. Desta forma incrementa-se um intercâmbio entre escola e a comunidade,
reforçando-se, assim, o compromisso com realidade social.
· A escola tem convênios com entidades/empresas.Risotolândia
alimentação (almoço e lanche), Higi Serv(limpeza) e a Summus para atendimento
médico
Mantém
parceria com a empresa Positivo informática. Esta empresa traz para dentro da
escola os estagiários que auxiliam os alunos no sentido do cadastramento na
Cidade do Conhecimento, bem como dão suporte para os professores que fazem uso
do laboratório de informática.
O
grupo Gazeta do povo: este nos envia o projeto Ler e Pensar com o envio de 05 exemplares
mensais sendo um semanal que apresentem os destaques do mês.
Com o IMAP ( Instituto
Municipal de Administração Pública) que oferta ao farol Estagiários que
desenvolvem um trabalho de atendimento ao público no que refere-se ao uso do
computador com horário agendado.
Como o comércio da
comunidade local que auxiliam a escola nos eventos que está propõe.
· 1.2
PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
1.2.1 Histórico de a
Instituição
Não consta no PPP, fatos marcantes da modalidade, os
profissionais não souberam responder, alegando que são novos na instituição. A orientação
que consta, é a seguinte; “no volume 4 das Diretrizes Curriculares de Curitiba para
Educação de Jovens e Adultos, existem maiores informações à respeito do
histórico e dos objetivos da EJA”.[1]
Destacar fatos marcantes da modalidade
estagiada.
·
1.2.2 Organização Curricular da Modalidade Estagiada:
A organização curricular
para a educação de Jovens e Adultos- fase I esta estruturada por disciplinas/unidades
temáticas que correspondem ás disciplinas da Base Nacional Comum exigidas para
oferta de Educação de Jovens e Adultos. As Unidades temáticas, organizadas por
disciplinas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo Básicas
e Diretrizes Curriculares da secretaria Municipal de Educação com abordagens
que atendem características especificas da educação de jovens e adultos,
recebendo a classificação de I a IV para as áreas de língua portuguesa, Matemática,
Ciências Naturais e Arte, de I a II para as áreas de Historia e Geografia e
educação Física.
·
1.2.3 Objetivos da Proposta Pedagógica Definidos
para a E.J.A.
·
O ponto de partida do processo deve ser
relacionado com o conhecimento empírico que o jovem e o adulto já possuem
possibilita-lhes desenvolver raciocínios mais complexos.
·
Estimular seus alunos a atitudes
transformadoras, não só naquilo que lhes é ministrado, mas no contexto geral,
proporcionando-lhes, conhecimentos úteis para a vida.
·
Como a educação básica visa à aquisição do
saber integrado às realidades sociais é preciso que os conhecimentos adquiridos
na escola correspondam ao interesses dos alunos e que estes possam auxiliar na
compreensão da realidade, portando, os métodos, conteúdos e processos não deverão
ser infantilizados.
·
O tratamento didático dos conteúdos e das
práticas, não pode se ausentar nem da especificidade da EJA, nem caráter
multidisciplinar e interdisciplinar dos componentes curriculares.
·
O aluno deverá desenvolver a capacidade a relação
entre os vários conhecimentos que não estão prontos e acabados, mas que deverão
buscar a compreensão mais ampla na realidade.
·
As unidades temáticas, material elaborado e
proposto para utilização dos alunos que participam da Educação de Jovens e
Adultos na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, não podem se constituir o
único recurso didático para ser utilizado no processo ensino- aprendizagem, tão
pouco devem limitar a ação docente/discente ao cumprimento de etapas de
percurso pré determinado de aquisição de habilidades e conhecimentos.
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