CARACTERIZAÇÃO ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL.
1.1 ORGANIZAÇÃO GERAL
1.1.1
Identificação da Unidade Escolar
CRV
Rua do Rosário, 144-9º e 11º andares
Fones: 3304-6635(9º)
3304-6638/3304-6642(11º)
O atendimento é das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 às
17:00 horas
1.1.2
Caracterização da Estrutura Funcional da Escola
Níveis de Ensino e Modalidades.
· Quantidade de alunos por turma e turno na
modalidade estagiada
300 atendimentos semanais, os alunos são atendidos
individualmente.
1.1.4
Articulação da Instituição com a comunidade
Caracterização da comunidade (comunidade externa, comércio).
O CRV é regulamentado por um
convênio de cooperação técnica, estabelecido entre Secretaria de Estado de
Educação e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Funciona nas dependências
CRAID.
O espaço realiza atendimento
educacional especializado na área da deficiência visual, para alunos com baixa
visão ou com outros acometimentos visuais como ambliopia, distúrbios de alta
refração e doenças progressivas.
Entre as atividades
desenvolvidas estão: estimulação precoce, reeducação visual, orientação e
mobilidade, informática adaptada, treino de auxílios ópticos e o serviço itinerante.
O atendimento educacional
especializado oferecido por este centro é de caráter individual, sem limite de
idade. Os alunos atendidos no CRV são de Curitiba e Região Metropolitana e
outro municípios. Grande parte dos alunos atendidos, estão matriculados na Rede
Comum e especial de ensino.
1.2 PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
1.2.1
Histórico da Instituição
O CRV
tem um diferencial por ser uma referência no Paraná, no formato público, pois
até outros estados do Brasil têm como referência. Mantido por duas secretarias
de estado (saúde/educação).
Conforme informações passadas oralmente, um fato
histórico que alunos encaminhados pelo oftalmologista, com a visão
comprometida, com o mínimo de resíduo de visão. Devido às estimulações os alunos
que tem um comprometimento maior na visão, são capacitados para atuar no
mercado de trabalho. Adquirem mais autonomia e aprendem usar o resíduo de visão
para que não ocorram perdas maiores.
Alunos
também são alfabetizados com as aulas de informática, além das estimulações
visuais o cognitivo também é estimulado, sendo que a visão é mais importante
para a plasticidade cerebral.
·
1.2.2 Organização Curricular da Modalidade Estagiada:
Os
atendimentos são individualizados, não tem disciplinas, mas são estimuladas
para que consigam melhorar o aprendizado na escola, ou em outros espaços.
Envolvem
todas as áreas do conhecimento, envolvendo as necessidades educativas especiais
de cada aluno, atendendo suas individualidades. Os materiais são elaborados
pelas professoras, de acordo com a necessidade de cada aluno. O plano de ação
também é feito de acordo com as orientações do oftalmologista.
O CRV
segue as Leis que regem a Educação Especial do Estado do Paraná e a Legislação
Nacional.
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