domingo, 24 de maio de 2015

CARACTERIZAÇÃO ESTÁGIO EDUCAÇÃO ESPECIAL.
1.1 ORGANIZAÇÃO GERAL
1.1.1 Identificação da Unidade Escolar
CRV
Rua do Rosário, 144-9º e 11º andares
Fones: 3304-6635(9º)     3304-6638/3304-6642(11º)
O atendimento é das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas
1.1.2 Caracterização da Estrutura Funcional da Escola  Níveis de Ensino e Modalidades.
·  Quantidade de alunos por turma e turno na modalidade estagiada
300 atendimentos semanais, os alunos são atendidos individualmente.
1.1.4 Articulação da Instituição com a comunidade  Caracterização da comunidade (comunidade externa, comércio).
O CRV é regulamentado por um convênio de cooperação técnica, estabelecido entre Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Funciona nas dependências CRAID.
O espaço realiza atendimento educacional especializado na área da deficiência visual, para alunos com baixa visão ou com outros acometimentos visuais como ambliopia, distúrbios de alta refração e doenças progressivas.
Entre as atividades desenvolvidas estão: estimulação precoce, reeducação visual, orientação e mobilidade, informática adaptada, treino de auxílios ópticos e o serviço itinerante.
O atendimento educacional especializado oferecido por este centro é de caráter individual, sem limite de idade. Os alunos atendidos no CRV são de Curitiba e Região Metropolitana e outro municípios. Grande parte dos alunos atendidos, estão matriculados na Rede Comum e especial de ensino.

1.2 PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
1.2.1 Histórico da Instituição 
            O CRV tem um diferencial por ser uma referência no Paraná, no formato público, pois até outros estados do Brasil têm como referência. Mantido por duas secretarias de estado (saúde/educação).
Conforme informações passadas oralmente, um fato histórico que alunos encaminhados pelo oftalmologista, com a visão comprometida, com o mínimo de resíduo de visão. Devido às estimulações os alunos que tem um comprometimento maior na visão, são capacitados para atuar no mercado de trabalho. Adquirem mais autonomia e aprendem usar o resíduo de visão para que não ocorram perdas maiores.
            Alunos também são alfabetizados com as aulas de informática, além das estimulações visuais o cognitivo também é estimulado, sendo que a visão é mais importante para a plasticidade cerebral.
· 1.2.2 Organização Curricular da Modalidade Estagiada: 
            Os atendimentos são individualizados, não tem disciplinas, mas são estimuladas para que consigam melhorar o aprendizado na escola, ou em outros espaços.
            Envolvem todas as áreas do conhecimento, envolvendo as necessidades educativas especiais de cada aluno, atendendo suas individualidades. Os materiais são elaborados pelas professoras, de acordo com a necessidade de cada aluno. O plano de ação também é feito de acordo com as orientações do oftalmologista.
            O CRV segue as Leis que regem a Educação Especial do Estado do Paraná e a Legislação Nacional.


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