DATA:
25/03 2º observação
Durante
essa segunda observação ficou em evidencia a importância de dialogo, nesse dia compareceram
mais alunos, a professora ouve-os com calma e incentivando-os para não desistir
apesar das dificuldades que apresentam devido à idade, muitos trabalham e
chegam cansados, também por motivos de problemas familiares.
Paulo Freire pensou que um método de educação
construído em cima da idéia de um diálogo entre educador e educando, onde há
sempre partes de cada um no outro, não poderia começar com o educador pronto do
seu mundo, do seu saber, o seu método e o material da fala dele. (BRANDÃO. 2013,
p.22)
Nesse
dia as atividades eram voltadas para disciplina de português. Recortes de letras
de revistas e montar palavras para alguns, outros criaram frases a partir de
imagens, durante essa atividade os alunos apresentaram dificuldades nos fonemas
e na grafia, então surgiu à necessidade de reforço, pois ainda escrevem como
falam. È necessário fazer essas articulações, pois há diferentes níveis de
aprendizado, os que estão alfabetizados, mas apresentam dificuldades, tais
atividades precisam ser desafiadoras, partindo dos conhecimentos prévios que já
possuem. Para os que estão iniciando a alfabetização é preciso usar outros
métodos, como a alfabetização pelas silabas. Assim recebi a orientação para
ajudá-los.
Sendo
um professor é importante ter um olhar atento as dificuldades apresentadas
pelos alunos e não infantilizar esse ensino. Saber que cada um vem de culturas
diferentes, pois ninguém aprende igual a todos, também não é possível
alfabetizar como crianças.
Todos
relatam sobre sua vontade de aprender, pois ainda possuem muitos sonhos que são
possíveis para ser realizado. E para alguns a ansiedade de aprender às vezes
atrapalha o processo de leitura e escrita.
Para
Paulo Freire, o adulto iletrado deve ser inserido no seu contexto social e
político, na sua realidade, promovendo o despertar pela cidadania plena e
transformação social. Com a leitura da palavra proporcionando a leitura de
mundo.
Referencias:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é
método Paulo Freire. São Paulo. Editora Brasiliense, 2013. (Coleção
primeiros passos) 34º reimpressão da 1º ed. de 1981.
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