sexta-feira, 22 de maio de 2015


DATA: 25/03 2º observação
Durante essa segunda observação ficou em evidencia a importância de dialogo, nesse dia compareceram mais alunos, a professora ouve-os com calma e incentivando-os para não desistir apesar das dificuldades que apresentam devido à idade, muitos trabalham e chegam cansados, também por motivos de problemas familiares.
Paulo Freire pensou que um método de educação construído em cima da idéia de um diálogo entre educador e educando, onde há sempre partes de cada um no outro, não poderia começar com o educador pronto do seu mundo, do seu saber, o seu método e o material da fala dele. (BRANDÃO. 2013, p.22)
Nesse dia as atividades eram voltadas para disciplina de português. Recortes de letras de revistas e montar palavras para alguns, outros criaram frases a partir de imagens, durante essa atividade os alunos apresentaram dificuldades nos fonemas e na grafia, então surgiu à necessidade de reforço, pois ainda escrevem como falam. È necessário fazer essas articulações, pois há diferentes níveis de aprendizado, os que estão alfabetizados, mas apresentam dificuldades, tais atividades precisam ser desafiadoras, partindo dos conhecimentos prévios que já possuem. Para os que estão iniciando a alfabetização é preciso usar outros métodos, como a alfabetização pelas silabas. Assim recebi a orientação para ajudá-los.
 imagem retirada da internet.


Sendo um professor é importante ter um olhar atento as dificuldades apresentadas pelos alunos e não infantilizar esse ensino. Saber que cada um vem de culturas diferentes, pois ninguém aprende igual a todos, também não é possível alfabetizar como crianças.
Todos relatam sobre sua vontade de aprender, pois ainda possuem muitos sonhos que são possíveis para ser realizado. E para alguns a ansiedade de aprender às vezes atrapalha o processo de leitura e escrita.
Para Paulo Freire, o adulto iletrado deve ser inserido no seu contexto social e político, na sua realidade, promovendo o despertar pela cidadania plena e transformação social. Com a leitura da palavra proporcionando a leitura de mundo.

Referencias: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo. Editora Brasiliense, 2013. (Coleção primeiros passos) 34º reimpressão da 1º ed. de 1981.

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