sexta-feira, 22 de maio de 2015

 DATA: 30/03 3º observação
No primeiro momento todos acompanharam a leitura do livro de geografia, o tema era Os Estados do Brasil. Os que já sabem ler e escrever realizou essa atividade, ainda com dificuldades de interpretação. Pois nesse dia as atividades seriam mais tranqüilas, pois os alunos estavam cansados.
            Com essa abordagem os alunos acompanharam a leitura no livro, aqueles que ainda não sabem ficaram escrevendo palavras, fazendo o recorte das silabas em revistas.
            Durante as observações percebe-se que atividades para EJA precisam ser planejadas de acordo com suas dificuldades, nem todos realizam a mesma, cada um tem sua particularidade. Nesse dia os alunos estavam cansados e atividade realizada teve pouco rendimento. Então a proposta foi escrever discutir em que Estado cada um nasceu e relatar porque veio morar nessa cidade.
            Em relação ao educador é que Paulo Freire pontua, “ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. A educação deve ser um ato coletivo, solidário um ato de amor”, não pode ser imposto, é uma troca de experiências, onde ambos aprendem juntos.

            Esse momento ficou evidente o que sempre é discutido nas aulas da faculdade, o que sempre ouve falar sobre que os alunos de EJA precisam aprender daquilo que eles já possuem de experiências. O professor não deve passar somente conteúdos, portanto transformar o aluno um sujeito ativo, mesmo não sabendo ler e escrever tais possui uma linguagem carregada de experiências que devem ser valorizadas.

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