DATA: 30/03 3º
observação
No
primeiro momento todos acompanharam a leitura do livro de geografia, o tema era
Os Estados do Brasil. Os que já sabem ler e escrever realizou essa atividade,
ainda com dificuldades de interpretação. Pois nesse dia as atividades seriam
mais tranqüilas, pois os alunos estavam cansados.
Com essa abordagem os alunos
acompanharam a leitura no livro, aqueles que ainda não sabem ficaram escrevendo
palavras, fazendo o recorte das silabas em revistas.
Durante as observações percebe-se
que atividades para EJA precisam ser planejadas de acordo com suas dificuldades,
nem todos realizam a mesma, cada um tem sua particularidade. Nesse dia os
alunos estavam cansados e atividade realizada teve pouco rendimento. Então a
proposta foi escrever discutir em que Estado cada um nasceu e relatar porque
veio morar nessa cidade.
Em relação ao educador é que Paulo
Freire pontua, “ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. A educação
deve ser um ato coletivo, solidário um ato de amor”, não pode ser imposto, é
uma troca de experiências, onde ambos aprendem juntos.
Esse momento ficou evidente o que sempre é discutido nas
aulas da faculdade, o que sempre ouve falar sobre que os alunos de EJA precisam
aprender daquilo que eles já possuem de experiências. O professor não deve
passar somente conteúdos, portanto transformar o aluno um sujeito ativo, mesmo
não sabendo ler e escrever tais possui uma linguagem carregada de experiências
que devem ser valorizadas.
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