3º OBSERVAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 18/05/2015
Nas estimulações as atividades foram variadas, para cada aluno há um planejamento individual com quebra cabeça de jogos de encaixe com letras do alfabeto, as figuras são para estimular os detalhes, assim estimula o pouco da visão. Os atendimentos observados neste dia são de alunos que estão no Ensino Médio, outros frequentam escola especial, por portarem outras deficiências. Já são adolescentes, adultos e idosos.
Há vínculo entre professor e aluno, os atendimentos
são diversificados atendendo as necessidades de cada um. Nos planos de ação constam
os materiais que utilizaram para estimulação no final do atendimento é feito um
relatório pelo professor constando as dificuldades e os progressos dos alunos.
Ao iniciar o atendimento a professora vai coloca as atividades a um metro de
distância e testa as dificuldades, depois vai aproximando, até que o aluno
demonstre que reconhece as imagens no painel. Também faz leitura com os alunos
testando o tamanho das letras para fazer as adaptações necessárias, os alunos
fazem cópias do quadro. Essas estimulações são necessárias, depois a escola
regular é informada sobre os avanços do aluno, e sempre estão contato com o CRV
para que também consigam fazer as adaptações necessárias.
Pela falta de alunos
também foi observado o atendimento de um aluno com 02 anos de idade. A
professora fez todo um trabalho para criar vínculo, pois o aluno falta bastante
nos atendimentos, trabalhou a transferência de um objeto para outro. Esse
atraso que a criança apresenta é devido suas faltas, a família não contribui
muito para que seu desenvolvimento seja adequado além da baixa visão o aluno
tem outra deficiência associada, a qual a professora não respondeu.
Em outros atendimentos de idosos com
degeneração ocular relativo à idade, a professora segue as orientações médicas.
A aluna é idosa, usa óculos para perto e telescópio longe, faz treino de
leitura sequencial com óculos, leitura e fixação para longe, para o olho
direito as letras precisam ser maiores. A aluna consegue ler, no final da
estimulação a professora manda exercícios para realizar em casa. Em relação ao
profissional de Atendimento de Educação Especial.
O Atendimento Educacional Especializado, na
perspectiva da Educação Inclusiva, assume um caráter exclusivamente de suporte
e apoio à educação regular, por meio do atendimento à escola, ao professor da
classe regular e ao aluno. Tem como objetivo oferecer aos alunos que frequentam
a Sala de Recursos Multifuncional ensino de conteúdos específicos, estratégias
e utilização de recursos pedagógicos e de tecnologia diferenciados, não
existentes na classe regular, que são fundamentais para garantir a sua
aprendizagem e acesso ao currículo comum. (BORTOLINI. 2013, p.19)
Assim os percebe-se que
há recursos pedagógicos especifico que atendem as necessidades dos alunos.
Sendo que num outro momento, o aluno diagnosticado com DV cortical/palidez
papilar, as atividades são desenvolvidas frases ampliadas no tamanho ARIAL 28,
a professora estimula a memória visual, com desenhos de diferentes formas. O
planejamento é elaborado conforme a necessidade individual de cada aluno. Esse
aluno frequenta e escola de ensino regular, e consegue e já adquiriu independência
na realização das atividades.
Disponível em; https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-livro_9_poker_v7.pdf. Plano de desenvolvimento individual para o
atendimento educacional especializado / Rosimar Bortolini Poker ... [et al.]. –
São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2013 , acesso em
18/05/2015.
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