2º
OBSERVAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL14/04.
Os
alunos atendidos, neste dia com diagnóstico de glaucoma, nistagmo hemangioma, hidrocefalia são estimulados de
acordo com sua necessidade, recebem estímulos visuais com brinquedos sonoros,
texturas, cores. As crianças demonstram interesse, pois a visão está pouco
afetada. Nesse dia reagiram aos estímulos apresentando os reflexos adequados
para a idade. Porém ainda é necessário estarem comparecendo nos atendimentos,
para que não tenham perdas visuais.
A
estimulação precoce é importante, pois muitos pais só percebem na idade
escolar, onde a visão pode estar mais comprometida. Assim como nos outros
atendimentos os materiais são escolhidos de acordo com a necessidade de cada
um. Neste dia os alunos eram pouco afetados, mas também as mães foram
infectadas por toxoplasmose na gestação.
Como
os alunos ainda são menores, as mães podem acompanhar o atendimento. A
professora conversa com a mãe e explica
o motivo de usar tais materiais, e a contribuição dos mesmos. Esclarece
dúvidas dos pais em relação a estimulação.
O
professor, no caso dos alunos com necessidades educacionais especiais, precisa
identificar e conhecer as suas competências, os recursos e as estratégias de
ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma de superar ou compensar os
comprometimentos dificuldades existentes. (BORTOLINI. 2013, p. 18)
Na
sala de informática foi com o mesmo aluno, os jogos são selecionados para estimular a visão, porem às escolhas podem ser feitas pelo aluno. Mas o objetivo é estar sempre estimulando raciocínio lógico, com
atividades de matemática, Português, Geografia, História. Pois contribuem para
o aprendizado na escola. Esse aluno já tem autonomia, pois frequenta o CRV
desde os nove meses de idade, hoje está com 9 anos.
fonte: internet, aluno com baixa visão na sala de informática.
Fonte: Internet estimulação sensorial com tinta.
Fonte: Internet estimulação sensorial com tinta.
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