Estágio
IEPPEP.
No
dia 19/ 03/2016 foi realizado a visita ao IEPP, para conhecer mais sobre a
Formação de professores no Ensino Normal, antigo Magistério, atualmente este
curso é chamado de Formação Docente, devido a mudanças sociais e culturais e
das novas exigências do MEC (Ministério de Educação e Cultura).
Um
pouco História do IEPP, conforme relata o Professor Helton. A instituição foi
criada em 12 de abril de 1876, com o nome de Escola Normal apenas com 2 cursos,
Escola Normal e Ginásio. A primeira turma de professores se formou em 1878. Em
julho de 1876, foi divulgado um novo regulamento de ensino, dando nova forma ao
Instituto de Preparatórios, estabelecendo dois cursos, o qual se chamou: Escola
Normal e Instituto Paranaense mais tarde chamaram Liceu paranaense e mais tarde
devido a reforma de 1900. Ginásio Paranaense. Com a reforma do Curso Normal em
1927, os dois cursos passaram a funcionar com aulas separadas e normais e
especiais, sendo no mesmo edifício. Em 1922 com atos comemorativos da Independência,
o Governo Caetano Munhoz da Rocha, entregou a Escola Normal ao prédio atual do
Instituto. Em 1923, o Instituto de Educação do Paraná, até então denominada Escola
Normal Secundariaé separada do Ginásio Paranaense. A Escola Normal passa
oferecer dois cursos, o fundamental ou Geral e o Profissional. O curso Geral da
Escola Normal, em 1936, a Escola normal passou ser Curso de Professores, com
novas exigências, para nela ingressar. A partir daí se iniciou um grande
período de transformações pedagógicas.
Em
1946 a Escola Normal em Instituto de Educação do Paraná, com uma nova realidade
Pedagógica, composta de Jardim de Infância, Primário, Ginásio, Normal,
administração Escolar. Em 1947, acrescentou a esses cursos o Ginasial Misto
Noturno. Em 1971 o Instituto de Educação do Paraná implantou o ensino de 1º
Grau, integrando os cursos Primários e Ginasial. Em 1973 foi aprovada a
implantação dos do 2º grau, com as habilitações de Magistério e Técnico em
turismo, depois transferido para a Escola Normal Lysimaco Ferreira da Costa. Em
1977, foi construído um novo prédio a fim de auxiliar o atendimento escolar,
com salas de aula, loal adequado para biblioteca. Em 1979, passou a oferecer os
Cursos adicionais em Pré-Escolar, Especial (audiocomunicação). Em 1996, os cursos
profissionalizantes forma fechados.
Em
1984 deu início a duas classes de deficientes em audiocomunicação, em 1998 com
a Lei 9394/96, começa as primeiras turmas de Ensino Médio, com formação geral
do aluno. Em 2002, o curso do Magistério passou a chamar de Formação Docente,em
2004 os Cursos Profissionalizantes voltaram a funcionar no Paraná.[1]
Durante
a visita percebeu as transformações no prédio, pois o mesmo precisa ser
restaurado, pode ser um prédio tombado. As paredes estão danificadas pelo tempo.
Os nomes das salas é homenagem aos professores que passaram pela instituição,
assim como Helena Kolody foi professora da instituição. A biblioteca possui um
acervo com muitos livros, que também são voltados para a formação de
professores, muitos visualizados fizeram parte da minha história, hoje estão
esquecidos devido o uso de tecnologias, lembro que usava a Barsa, Enciclopédia,
ainda há livros que eram usados nos tempos da Escola Normal, onde formava
professores para ensinar as mulheres a serem prendadas.
É
importante conhecer um pouco da história, resgatar fatos e comparar com a
realidade atual, pode-se analisar que antigamente ser professor era uma
profissão valorizada e respeitada, pois até 1996 o curso do magistério era
somente para elite, pois passava por processo seletivo e o governo investia em
formação de professores. Percebe-se que atualmente os alunos que estão nos
Cursos de Formação docente, entram semialfabetizado.
Entre
tantas transformações a grade curricular sempre está mudando, atualmente a
proposta pedagógica, é a Histórico Critico, baseado em Saviani, Vasconcellos e
Gasparim. Conforme estudos já realizados sobre Saviani, Franco (2012) diz que
os professores devem permitir a problematizarão, questionando a reflexão nas
atividades propostas em sala de aula. A partir de questionamentos, elaboração
de hipóteses, experimentação, o aluno será capaz de desenvolver habilidades e
competências nas mais diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, o papel
do professor é atuar na transformação dos seus educandos, transmitindo
conceitos e valores éticos e morais a fim de torná-los cidadãos conhecedores e
detentores de direitos e deveres que sejam capazes de atuar na transformação da
sociedade através de sua participação ativa.
No
curso de Formação de Docentes, os alunos passam por muitas práticas de
formação, o estágio é composto por 200 h/ano e 800h durante o curso. Também
acontece o projeto Ler é Cultura, que acontece nos 4 anos do curso, os livros
são escolhidos e debatidos em roda de conversa. Também acontece o Projeto
Educadores Verdes, uma maneira de trazer a família para dentro da escola, pois
preza-se uma qualidade de vida para todos. Portanto, os alunos apresentam o
projeto e são incentivados a lutar pelos direitos dos professores.
A
visita contribuiu para aperfeiçoar meus conhecimentos, pois realizei o curso de
Formação de Docentes, portanto percebi que a sociedade está em constante
transformação, as quais exigem novas demandas sociais e os currículos dos cursos
necessitam ser modificados, conforme as novas exigências da sociedade. Sabe-se
que com estas transformações os alunos têm novas expectativas de aprendizagem e
o professor precisa de formação crítica e reflexiva.
2º
visita ao IEPPEP
Este
momento foi de estar em contato com alunos em sala de aula, apesar de ser
somente observação, foi um momento de aprendizado para uma futura Pedagoga,
pois é uma visão diferente de alunos adolescentes. As aulas observadas foram de
disciplinas do Ensino Médio que são integradas ao curso. Na sala estavam
aproximadamente 30 alunos, a disposição das mesas algumas em fila e outras em
grupos.
Os
alunos estavam voltando do intervalo todos eufóricos e muitos não perceberam
minha presença, me apresentei ao professor e expliquei o motivo de estar ali,
apenas 2 alunas perguntaram sobre o curso de Pedagogia. A primeira aula
observada foi de química, a professora J aparenta ser calma e conduz sua aula
tranqüila, tem um bom relacionamento com a turma, por ser uma disciplina que
exige mais atenção os alunos estavam calmos. Aqueles que conversavam a
professora de maneira calma contornavam a situação.
Na
segunda aula, observei aula de filosofia, a qual foi tumultuada como era o
ultimo horário, a professora chegou atrasada na sala, os alunos ficaram
agitados até ela se acomodar e fazer chamada a aula estava acabando, então ela
começou fazer um debate sobre o feminismo, deixando os alunos expressarem suas
opiniões. No final da aula, a professora me explicou sobre sua aula e relatou
que está complicado ser professor nos dias atuais, devido as transformações que
estão ocorrendo na sociedade, a mesma relata sobre o sofrimento dos professores
com doenças ocasionadas pelo exercício da profissão.
Desta forma percebe-se
que exercer a docência no contexto atual é tarefa desafiadora, devido as
grandes transformações sociais abriram espaço para novos alunos que trazem
consigo uma ampla bagagem sociocultural, que precisam ser consideradas no
momento do ensino aprendizagem.
Frente a esse contexto, os profissionais da
educação sofrem uma intensa pressão, afim de poder controlar todos as
incumbências impostas a ele. Perrenoud (2000) diz que atualmente a dimensão
educativa com relação as atividades docentes estão cada vez maiores, onde a
sociedade coloca sobre o docente responsabilidades além de suas atribuições
pedagógicas.
Bueno &Lapo (2002, apud Aguiar & Almeida, 2006, s/p) afirmam que, “atualmente vivenciamos uma sociedade que se
transforma rapidamente, as mudanças e adaptações são constantemente
visualizadas” Sendo assim os professores estão insatisfeitos por não
conseguirem atender a todas as demandas impostas pela sociedade e pelo ambiente
profissional. Esse entendimento perpassa por vários fatores, entre eles o fato
de que os professores sentem que seus esforços não estão sendo suficientes para
se alcançar os objetivos esperados pela sociedade, e tudo isso vem ocasionar a
precariedade em que a educação atual presencia.
Concluindo, o estágio em Formação Docente é importante
para uma futura Pedagoga, pois o trabalho docente é mediado por conhecimentos
do Pedagogo apesar de pouco tempo de observação consegui perceber que
professores estão esgotados, pois eles precisam lidar com diversas situações
que os alunos trazem para sala de aula. Trabalhar com adolescentes em curso de
formação de professores é preciso ter boa postura, pois os mesmos estão a todo
o momento no celular e ficando dispersos das aulas.
Analisando
fatos históricos que o perfil desses alunos mudou, no entanto, muitos desses
alunos quando iniciam o Curso de Formação Docente, ainda estão
semialfabetizados. É necessário que os professores também mudem junto com esses
alunos, aprimorando seus conhecimentos, não sendo apenas meros transmissores de
conhecimentos e sim instigadores de saberes. Portanto, o professor é um eterno
aprendiz e precisa aprender junto com alunos, fazendo uma troca de
conhecimentos.
BUENO, B. O &Lapo, F. R. (2002). A síndrome de burnout e o
trabalhodocente. Psicologia USP. In http://www.scielo.br. Acesso em 17/03/2016.
PERRENOUD, F. 10
Novas Competências para Ensinar; trad. Patrícia Chottoni Ramos.- Porto
Alegre: Artemed, 2000
FRANCO, M. A. R.S. Pedagogia
e prática docente, 1º Ed. São Paulo. Editora Cortez
Professor falando sobre a história do IEPEPP |
Alunas conhecendo os espaços do IEPPEP |
Alunas conhecendo a biblioteca. |
Livros que fizeram parte da minha vida de estudante. |
Foto na escada da entrada principal. |
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