sábado, 21 de maio de 2016

Visita ao IEPPEP

Estágio IEPPEP.
No dia 19/ 03/2016 foi realizado a visita ao IEPP, para conhecer mais sobre a Formação de professores no Ensino Normal, antigo Magistério, atualmente este curso é chamado de Formação Docente, devido a mudanças sociais e culturais e das novas exigências do MEC (Ministério de Educação e Cultura).
Um pouco História do IEPP, conforme relata o Professor Helton. A instituição foi criada em 12 de abril de 1876, com o nome de Escola Normal apenas com 2 cursos, Escola Normal e Ginásio. A primeira turma de professores se formou em 1878. Em julho de 1876, foi divulgado um novo regulamento de ensino, dando nova forma ao Instituto de Preparatórios, estabelecendo dois cursos, o qual se chamou: Escola Normal e Instituto Paranaense mais tarde chamaram Liceu paranaense e mais tarde devido a reforma de 1900. Ginásio Paranaense. Com a reforma do Curso Normal em 1927, os dois cursos passaram a funcionar com aulas separadas e normais e especiais, sendo no mesmo edifício. Em 1922 com atos comemorativos da Independência, o Governo Caetano Munhoz da Rocha, entregou a Escola Normal ao prédio atual do Instituto. Em 1923, o Instituto de Educação do Paraná, até então denominada Escola Normal Secundariaé separada do Ginásio Paranaense. A Escola Normal passa oferecer dois cursos, o fundamental ou Geral e o Profissional. O curso Geral da Escola Normal, em 1936, a Escola normal passou ser Curso de Professores, com novas exigências, para nela ingressar. A partir daí se iniciou um grande período de transformações pedagógicas.
Em 1946 a Escola Normal em Instituto de Educação do Paraná, com uma nova realidade Pedagógica, composta de Jardim de Infância, Primário, Ginásio, Normal, administração Escolar. Em 1947, acrescentou a esses cursos o Ginasial Misto Noturno. Em 1971 o Instituto de Educação do Paraná implantou o ensino de 1º Grau, integrando os cursos Primários e Ginasial. Em 1973 foi aprovada a implantação dos do 2º grau, com as habilitações de Magistério e Técnico em turismo, depois transferido para a Escola Normal Lysimaco Ferreira da Costa. Em 1977, foi construído um novo prédio a fim de auxiliar o atendimento escolar, com salas de aula, loal adequado para biblioteca. Em 1979, passou a oferecer os Cursos adicionais em Pré-Escolar, Especial (audiocomunicação). Em 1996, os cursos profissionalizantes forma fechados.
Em 1984 deu início a duas classes de deficientes em audiocomunicação, em 1998 com a Lei 9394/96, começa as primeiras turmas de Ensino Médio, com formação geral do aluno. Em 2002, o curso do Magistério passou a chamar de Formação Docente,em 2004 os Cursos Profissionalizantes voltaram a funcionar no Paraná.[1]
Durante a visita percebeu as transformações no prédio, pois o mesmo precisa ser restaurado, pode ser um prédio tombado. As paredes estão danificadas pelo tempo. Os nomes das salas é homenagem aos professores que passaram pela instituição, assim como Helena Kolody foi professora da instituição. A biblioteca possui um acervo com muitos livros, que também são voltados para a formação de professores, muitos visualizados fizeram parte da minha história, hoje estão esquecidos devido o uso de tecnologias, lembro que usava a Barsa, Enciclopédia, ainda há livros que eram usados nos tempos da Escola Normal, onde formava professores para ensinar as mulheres a serem prendadas.
É importante conhecer um pouco da história, resgatar fatos e comparar com a realidade atual, pode-se analisar que antigamente ser professor era uma profissão valorizada e respeitada, pois até 1996 o curso do magistério era somente para elite, pois passava por processo seletivo e o governo investia em formação de professores. Percebe-se que atualmente os alunos que estão nos Cursos de Formação docente, entram semialfabetizado.
Entre tantas transformações a grade curricular sempre está mudando, atualmente a proposta pedagógica, é a Histórico Critico, baseado em Saviani, Vasconcellos e Gasparim. Conforme estudos já realizados sobre Saviani, Franco (2012) diz que os professores devem permitir a problematizarão, questionando a reflexão nas atividades propostas em sala de aula. A partir de questionamentos, elaboração de hipóteses, experimentação, o aluno será capaz de desenvolver habilidades e competências nas mais diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, o papel do professor é atuar na transformação dos seus educandos, transmitindo conceitos e valores éticos e morais a fim de torná-los cidadãos conhecedores e detentores de direitos e deveres que sejam capazes de atuar na transformação da sociedade através de sua participação ativa.
No curso de Formação de Docentes, os alunos passam por muitas práticas de formação, o estágio é composto por 200 h/ano e 800h durante o curso. Também acontece o projeto Ler é Cultura, que acontece nos 4 anos do curso, os livros são escolhidos e debatidos em roda de conversa. Também acontece o Projeto Educadores Verdes, uma maneira de trazer a família para dentro da escola, pois preza-se uma qualidade de vida para todos. Portanto, os alunos apresentam o projeto e são incentivados a lutar pelos direitos dos professores.
A visita contribuiu para aperfeiçoar meus conhecimentos, pois realizei o curso de Formação de Docentes, portanto percebi que a sociedade está em constante transformação, as quais exigem novas demandas sociais e os currículos dos cursos necessitam ser modificados, conforme as novas exigências da sociedade. Sabe-se que com estas transformações os alunos têm novas expectativas de aprendizagem e o professor precisa de formação crítica e reflexiva.

2º visita ao IEPPEP
Este momento foi de estar em contato com alunos em sala de aula, apesar de ser somente observação, foi um momento de aprendizado para uma futura Pedagoga, pois é uma visão diferente de alunos adolescentes. As aulas observadas foram de disciplinas do Ensino Médio que são integradas ao curso. Na sala estavam aproximadamente 30 alunos, a disposição das mesas algumas em fila e outras em grupos.
Os alunos estavam voltando do intervalo todos eufóricos e muitos não perceberam minha presença, me apresentei ao professor e expliquei o motivo de estar ali, apenas 2 alunas perguntaram sobre o curso de Pedagogia. A primeira aula observada foi de química, a professora J aparenta ser calma e conduz sua aula tranqüila, tem um bom relacionamento com a turma, por ser uma disciplina que exige mais atenção os alunos estavam calmos. Aqueles que conversavam a professora de maneira calma contornavam a situação.
Na segunda aula, observei aula de filosofia, a qual foi tumultuada como era o ultimo horário, a professora chegou atrasada na sala, os alunos ficaram agitados até ela se acomodar e fazer chamada a aula estava acabando, então ela começou fazer um debate sobre o feminismo, deixando os alunos expressarem suas opiniões. No final da aula, a professora me explicou sobre sua aula e relatou que está complicado ser professor nos dias atuais, devido as transformações que estão ocorrendo na sociedade, a mesma relata sobre o sofrimento dos professores com doenças ocasionadas pelo exercício da profissão.
Desta forma percebe-se que exercer a docência no contexto atual é tarefa desafiadora, devido as grandes transformações sociais abriram espaço para novos alunos que trazem consigo uma ampla bagagem sociocultural, que precisam ser consideradas no momento do ensino aprendizagem.
Frente a esse contexto, os profissionais da educação sofrem uma intensa pressão, afim de poder controlar todos as incumbências impostas a ele. Perrenoud (2000) diz que atualmente a dimensão educativa com relação as atividades docentes estão cada vez maiores, onde a sociedade coloca sobre o docente responsabilidades além de suas atribuições pedagógicas.

Bueno &Lapo (2002, apud Aguiar & Almeida, 2006, s/p) afirmam que, “atualmente vivenciamos uma sociedade que se transforma rapidamente, as mudanças e adaptações são constantemente visualizadas” Sendo assim os professores estão insatisfeitos por não conseguirem atender a todas as demandas impostas pela sociedade e pelo ambiente profissional. Esse entendimento perpassa por vários fatores, entre eles o fato de que os professores sentem que seus esforços não estão sendo suficientes para se alcançar os objetivos esperados pela sociedade, e tudo isso vem ocasionar a precariedade em que a educação atual presencia.
Concluindo, o estágio em Formação Docente é importante para uma futura Pedagoga, pois o trabalho docente é mediado por conhecimentos do Pedagogo apesar de pouco tempo de observação consegui perceber que professores estão esgotados, pois eles precisam lidar com diversas situações que os alunos trazem para sala de aula. Trabalhar com adolescentes em curso de formação de professores é preciso ter boa postura, pois os mesmos estão a todo o momento no celular e ficando dispersos das aulas.
 Analisando fatos históricos que o perfil desses alunos mudou, no entanto, muitos desses alunos quando iniciam o Curso de Formação Docente, ainda estão semialfabetizados. É necessário que os professores também mudem junto com esses alunos, aprimorando seus conhecimentos, não sendo apenas meros transmissores de conhecimentos e sim instigadores de saberes. Portanto, o professor é um eterno aprendiz e precisa aprender junto com alunos, fazendo uma troca de conhecimentos.


BUENO, B. O &Lapo, F. R. (2002). A síndrome de burnout e o trabalhodocente. Psicologia USP. In http://www.scielo.br. Acesso em 17/03/2016.

PERRENOUD, F. 10 Novas Competências para Ensinar; trad. Patrícia Chottoni Ramos.- Porto Alegre: Artemed, 2000
FRANCO, M. A. R.S. Pedagogia e prática docente, 1º Ed. São Paulo. Editora Cortez








Professor falando sobre a história do IEPEPP


Alunas conhecendo os espaços do IEPPEP
Alunas conhecendo a biblioteca.
Livros que fizeram parte da minha vida de estudante.

Foto na escada da entrada principal.




[1]Cfinstitutoerasmopilotto.blogspot.com/p/historico.html

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