sábado, 21 de maio de 2016

Plano de oficina

PLANO DE OFICINA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Oficineiras:
                                                                     IVANILCE MENDES DE OLIVEIRA
                                                                   JUCILENE DE JESUS DE SOUZA
                                             JUREMA CHRISTEN
                                                                            NATÁLIA ANGÉLICA FARIA DA SILVA
                                                        PAULA REGINA RICHTER

                                                        TALITA LUIZA DA SILVA

    Público: 1º - 4º Períodos Curso de Pedagogia Turno: Matutino

Formação Docente IEPPEP
Tema da Oficina: Contos Populares Chineses – O TOCADOR DE FLAUTA CELESTIAL (Autor Yanyi, Zhao)
Livro: O Tocador de flauta celestial e outros contos
Duração:45 minutos
Objetivos Específicos:
·         Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao contexto sociocultural através de um teatro de sombras;
·         Possibilitar um conhecimento sobre a arte e cultura chinesa, através da arte em xilogravura;
·         Apresentar as principais características da China através das contação.




ATIVIDADES PROPOSTAS /ESTRATÉGIAS

·         APRESENTAÇÃO DO GRUPO E DO TEMA:
Os participantes serão recepcionados com uma a música temática ambiente, relacionada com o conto e com o País (China), com intuito de que possam se ambientar na sala e entrar no clima da oficina.
No primeiro momento uma integrante do grupo fará a apresentação dos componentes, explicando sobre o objetivo da oficina que será realizada, pontuando os objetivos e propostas principais da temática. Em seguida pedir para que cada participante (público) se apresente (Nome e Período do Curso – Brevemente) (Tempo previsto 2 minutos)

·         SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO:
Para que possamos mobilizar o público, uma oficineira explicará sucintamente como é a música chinesa. Por exemplo, a música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.
Na sequência o público será convidado a assistir o vídeo “O pote vazio”, onde a história relata tradições e costumes da china, de forma lúdica para o público infantil. (TEMPO PREVISTO: 7 MINUTOS)

·         PROVOCAÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO:
Para contextualizar oficina uma integrante do grupo fará uma breve explicação através de slides, sobre os principais contos populares da China, referenciando os principais autores locais, bem como informações característica do País. Durante esse momento uma oficineira irá entregar um texto contendo as principais informações da temática.
Deixaremos o painel preparado e decorado para a encenação. Então nesse momento apresentaremos o conto a ser encenado.
Então Iniciaremos a contação da história através do “teatro de sombras”, onde as oficineiras ficarão atrás do painel para fazer a leitura do conto, pois cada uma fará a interpretação de um personagem do conto “ O Tocador de Flauta Celestial ”. (TEMPO PREVISTO: 20 MINUTOS).

·         ATIVIDADES DO GRUPO/PRODUÇÃO:
Após a contação da história “ O Tocador de Flauta Celestial ”, através do teatro de sombras; os participantes serão convidados a participarem de uma atividade prática, onde poderão contextualizar as características artísticas da China, bem como as ideias principais que o livro nos traz.
A atividade proposta será uma antiga técnica chinesa chamada arte em xilogravura, segundo o dicionário DICIO são “Artes Gráficas. Arte ou técnica de realizar gravuras (desenhos) em madeira”. A atividade sugerida foi pensada, devido ao fato de ser uma técnica chinesa utilizada atualmente e que proporciona que as participantes possam recriar imagens do conto através da arte em xilogravura, assim contextualizando os objetivos principais da história.
Para iniciar a prática, uma oficineira orientará os participantes como será realizada a atividade sugerida, explicando como se realiza a arte em xilogravura e o passo a passo da elaboração.
Desta forma para a execução da presente proposta será necessário dividir o grupo em quatro grupos de dez pessoas, para que possam produzir suas artes com tranquilidade e conforto.
Serão disponibilizados aos participantes todos os materiais necessários para a elaboração da atividade e imagens do conto, bem como um acompanhamento das oficineiras junto aos participantes, auxiliando em todas as ocasiões necessária para uma boa produção artística da oficina. (APROXIMADAMENTE 20 MINUTOS).
·         COMENTÁRIOS:
Para finalizarmos a oficina iremos mostrar aos participantes alguns conteúdos possíveis para se trabalhar questões relacionadas à CHINA, que possibilitarão um ótimo encaminhamento metodológico com o público infanto-juvenil de acordo com a possibilidade e demanda a ser atendida por cada professor.
Assim, abriremos um espaço para que voluntariamente os participantes possam explanar suas opiniões. Com intuito de realizarmos uma auto avaliação da oficina, bem como nossa atuação, iremos disponibilizar uma dinâmica de registro de opiniões, observando se os objetivos propostos foram alcançados com êxito.

·         RECURSOS:
Caixa de papelão; bandeja de isopor; folha sulfite; tinta guache preta; lápis; papel cartão preto; palitos; lanterna; rádio; celofane colorido; globo de luzes coloridas; rolos para pintura; passarinhos em e.v.a; elástico; recursos multimídia; saquinhos plásticos; fitilhos, cartolina.

·         REFERÊNCIAS:

O tocador de flauta celestial e outros contos / Yanyi, Zhao. São Paulo: Editora Landy ,2000 1º ed.

Disponível em: www.dicio.com.br, acesso em 16 de Março de 2016 às 14:06

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BUqpQVbEX9M, acesso em 18 de Março de 2016 às 22:06 – Como fazer um Teatro de Sombras!

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G5KQ3qA-CAY, acesso em 18 de Março de 2016 às 22:37 – Um Conto Chinês!





REFLEXÃO
             A aplicação da oficina “Em cada canto um conto”, foi uma experiência, de como um Pedagogo pode mediar o trabalho do professor. O conto popular chinês, provocou emoções nas pessoas que participavam da oficina, através da música, a qual foi enfatizada despertando no futuro professor o gosto literário, através de linguagens artísticas, como exemplo, o teatro de sombras para contação de histórias e técnica da xilogravura para representar a cultura chinesa.
É função do pedagogo envolver os futuros professores numa prática, a qual ampliará seu universo literário, utilizando práticas pedagógicas a partir de contos populares chineses. Dessa maneira a proposta foi de conscientizar o valor que o professor atribui na formação da criança e do adolescente, desenvolvendo a capacidade de imaginação, aguçando a curiosidade para conhecer literatura de outro país. 

Portanto, para colocar em prática a proposta da oficina não houve obstáculos, a intenção foi despertar no futuro professor o interesse de criar recursos lúdicos pedagógicos para contar histórias. Sugerindo como estratégia pedagógica, a construção do cenário dos personagens junto com os alunos. Conclui-se que o Pedagogo é de extrema importância, além de organizar formação para os professores é necessário estar orientando com diversas possibilidades de temas a serem trabalhados dentro da sala de aula. 

ALGUMAS FOTOS: OFICINA  IEPPEP 



Alunos fazendo a xilogravura (  arte chinesa)
Alunos visualizando o vídeo sobre a China.





Personagens da história O tocador de flauta celestial





 Preparadas para ministrar oficina para alunas do curso de Pedagogia.

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A OFICINA







Nenhum comentário:

Postar um comentário