PLANO DE OFICINA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO DE
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Oficineiras:
IVANILCE MENDES DE OLIVEIRA
JUCILENE DE JESUS DE SOUZA
JUREMA CHRISTEN
NATÁLIA ANGÉLICA FARIA DA SILVA
PAULA REGINA RICHTER
TALITA LUIZA DA SILVA
Formação Docente IEPPEP
Tema da Oficina: Contos Populares Chineses – O TOCADOR DE FLAUTA CELESTIAL (Autor Yanyi, Zhao)
Livro: O Tocador de flauta celestial e outros
contos
Duração:45
minutos
Objetivos
Específicos:
·
Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao
contexto sociocultural através de um teatro de sombras;
·
Possibilitar um conhecimento sobre a arte e
cultura chinesa, através da arte em xilogravura;
·
Apresentar as principais características da
China através das contação.
ATIVIDADES
PROPOSTAS /ESTRATÉGIAS
·
APRESENTAÇÃO
DO GRUPO E DO TEMA:
Os participantes serão
recepcionados com uma a música temática ambiente, relacionada com o conto e com
o País (China), com intuito de que possam se ambientar na sala e entrar no
clima da oficina.
No primeiro momento uma
integrante do grupo fará a apresentação dos componentes, explicando sobre o
objetivo da oficina que será realizada, pontuando os objetivos e propostas
principais da temática. Em seguida pedir para que cada participante (público)
se apresente (Nome e Período do Curso – Brevemente) (Tempo previsto 2 minutos)
·
SENSIBILIZAÇÃO/MOBILIZAÇÃO:
Para que possamos mobilizar o
público, uma oficineira explicará sucintamente como é a música chinesa. Por
exemplo, a música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos,
sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos,
tímpanos e pratos.
Na sequência o público será
convidado a assistir o vídeo “O pote vazio”, onde a história relata tradições e
costumes da china, de forma lúdica para o público infantil. (TEMPO PREVISTO:
7 MINUTOS)
·
PROVOCAÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO:
Para
contextualizar oficina uma integrante do grupo fará uma breve explicação
através de slides, sobre os principais contos populares da China, referenciando
os principais autores locais, bem como informações característica do País.
Durante esse momento uma oficineira irá entregar um texto contendo as
principais informações da temática.
Deixaremos o painel preparado
e decorado para a encenação. Então nesse momento apresentaremos o conto a ser
encenado.
Então
Iniciaremos a contação da história através do “teatro
de sombras”, onde as oficineiras ficarão atrás do painel para fazer a
leitura do conto, pois cada uma fará a interpretação de um personagem do conto
“ O Tocador de Flauta Celestial ”. (TEMPO PREVISTO: 20 MINUTOS).
·
ATIVIDADES
DO GRUPO/PRODUÇÃO:
Após a contação da história “ O
Tocador de Flauta Celestial ”, através do teatro de sombras; os participantes
serão convidados a participarem de uma atividade prática, onde poderão
contextualizar as características artísticas da China, bem como as ideias
principais que o livro nos traz.
A atividade proposta será uma
antiga técnica chinesa chamada arte em xilogravura, segundo o dicionário DICIO
são “Artes Gráficas. Arte ou técnica de realizar
gravuras (desenhos) em madeira”. A atividade sugerida foi pensada,
devido ao fato de ser uma técnica chinesa utilizada atualmente e que
proporciona que as participantes possam recriar imagens do conto através da
arte em xilogravura, assim contextualizando os objetivos principais da
história.
Para iniciar a prática, uma
oficineira orientará os participantes como será realizada a atividade sugerida,
explicando como se realiza a arte em xilogravura e o passo a passo da
elaboração.
Desta forma para a execução da
presente proposta será necessário dividir o grupo em quatro grupos de dez
pessoas, para que possam produzir suas artes com tranquilidade e conforto.
Serão
disponibilizados aos participantes todos os materiais necessários para a
elaboração da atividade e imagens do conto, bem como um acompanhamento das
oficineiras junto aos participantes, auxiliando em todas as ocasiões necessária
para uma boa produção artística da oficina. (APROXIMADAMENTE 20 MINUTOS).
·
COMENTÁRIOS:
Para finalizarmos a oficina iremos
mostrar aos participantes alguns conteúdos possíveis para se trabalhar questões
relacionadas à CHINA, que possibilitarão um ótimo encaminhamento metodológico
com o público infanto-juvenil de acordo com a possibilidade e demanda a ser
atendida por cada professor.
Assim, abriremos um espaço para que voluntariamente os participantes
possam explanar suas opiniões. Com intuito de realizarmos uma auto avaliação da
oficina, bem como nossa atuação, iremos disponibilizar uma dinâmica de registro
de opiniões, observando se os objetivos propostos foram alcançados com êxito.
·
RECURSOS:
Caixa
de papelão; bandeja de isopor; folha sulfite; tinta guache preta; lápis; papel
cartão preto; palitos; lanterna; rádio; celofane colorido; globo de luzes
coloridas; rolos para pintura; passarinhos em e.v.a; elástico; recursos
multimídia; saquinhos plásticos; fitilhos, cartolina.
·
REFERÊNCIAS:
O tocador de flauta celestial e outros contos / Yanyi,
Zhao. São Paulo: Editora Landy ,2000 1º ed.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BUqpQVbEX9M, acesso em 18 de Março de 2016 às 22:06 – Como fazer
um Teatro de Sombras!
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G5KQ3qA-CAY,
acesso em 18 de Março de 2016 às 22:37 – Um Conto Chinês!
REFLEXÃO
A aplicação da oficina “Em cada canto um
conto”, foi uma experiência, de como um Pedagogo pode mediar o trabalho do
professor. O
conto popular chinês, provocou emoções nas pessoas que participavam da oficina,
através da música, a qual foi enfatizada despertando no futuro professor o
gosto literário, através de linguagens artísticas, como exemplo, o teatro de
sombras para contação de histórias e técnica da xilogravura para representar a
cultura chinesa.
É função do pedagogo envolver os futuros
professores numa prática, a qual ampliará seu universo literário, utilizando
práticas pedagógicas a partir de contos populares chineses. Dessa maneira a
proposta foi de conscientizar o valor que o professor atribui na formação da
criança e do adolescente, desenvolvendo a capacidade de imaginação, aguçando a
curiosidade para conhecer literatura de outro país.
Portanto, para colocar em prática a proposta da
oficina não houve obstáculos, a intenção foi despertar no futuro professor o
interesse de criar recursos lúdicos pedagógicos para contar histórias.
Sugerindo como estratégia pedagógica, a construção do cenário dos personagens
junto com os alunos. Conclui-se que o Pedagogo é de extrema importância, além
de organizar formação para os professores é necessário estar orientando com
diversas possibilidades de temas a serem trabalhados dentro da sala de aula.
ALGUMAS FOTOS: OFICINA IEPPEP
Alunos fazendo a xilogravura ( arte chinesa) |
Alunos visualizando o vídeo sobre a China. |
Personagens da história O tocador de flauta celestial |
Nenhum comentário:
Postar um comentário