sexta-feira, 13 de novembro de 2015

1°dia 26/08/2015
Estagio supervisionado em pedagogia não escolar, na área empresarial.
            O estágio é o momento de pôr em pratica o conhecimento teórico que adquirimos no semestre favorecendo para o desenvolvimento profissional e pessoal, assim a empresa S que está no mercado desde 1999, fabricando e distribuindo produtos na área de telecomunicações em rede. 
            No primeiro momento houve um espanto do gerente com relação a atuação do pedagogo, o mesmo relatou não saber a função de estagiários de Pedagogia na empresa.  Então neste primeiro dia foi um momento de conversa, e apresentação da empresa, assim descobrimos juntos, compartilhando os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade. Durante o semestre abordamos algumas atividades exercidas pelo pedagogo na empresa, dessa maneira, o pedagogo precisa conhecer a base da administração.
Neste primeiro contato com a instituição, foi uma abordagem sobre a formação em pedagogia, voltada para área empresarial, expliquei sobre algumas considerações feitas por José Carlos Libâneo, que estão descritas no livro Pedagogia e Pedagogos Para Que? Também mencionei aquilo que aprendemos na disciplina de Pedagogia em Organizações Empresariais, sobre a formação do pedagogo, afirma Libâneo (2010, p. 59)
Formadores, animadores, instrutores, organizadores, técnicos, consultores, orientadores, que desenvolvam atividades pedagógicas (não escolares) em órgãos públicos, privados e públicos-não estatais, ligadas às empresas, à cultura, aos serviços de saúde, alimentação e promoção social etc.

Essa nova experiência em estágio não escolar, é um desafio, a empresa é uma filial, e os serviços de recursos humanos ficam de responsabilidade da matriz. A observação aconteceu com um colaborador que Analista de Logística, tal funcionário é responsável pela organização da empresa. O colaborador R, apresentou as dificuldades de mudanças de comportamento de alguns funcionários e a capacitação profissional dos colaboradores. Ribeiro, 2008 diz que, nem sempre, as empresas estão preocupadas com o desenvolvimento dos colabores. O que se percebe que a empresa S, está preocupada com essa situação e está buscando novas estratégias para melhoria do desempenho dos funcionários.
Essa primeira experiência foi conhecer toda a organização da empresa, sendo a administração, financeiro, recepção, comercial, expedição, laboratório, logística e produção. Esse dia foi muito desafiante, um dia em que foi possível aprimorar os conhecimentos já adquiridos, e entender que a educação vai além do que acontece na escola.

 A Pedagogia Empresarial, precisa ser mais divulgada e exige mais estudos relacionados para essa área, divulgando para as empresas a importância deste profissional, podendo fazer a diferença. Mas também ficar claro que o pedagogo não é a solução de todos os problemas.
Para aprofundar mais estudos seguem referencias de livros e um vídeo explicando,sobre a Pedagogia Empresarial.
ALMEIDA, M. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
RIBEIRO, A.Pedagogia empresarial: Atuação do pedagogo na empresa. 5ed.Rio de Janeiro: Wak, 2008.

Um comentário:

  1. Ivanilce, você fez boas relações teórico-práticas! Está de parabéns!
    Você demonstrou bons conhecimentos na área de pedagogia empresarial.
    Abraços e parabéns por mais uma etapa conquistada na tua formação!
    Helton

    ResponderExcluir