domingo, 8 de junho de 2014

Estágio Observação participativa 04/04/2014

Observação  maternal 1 
No primeiro momento observei por duas horas a turma do maternal 1, a qual foi bem recebida, as professoras faziam o momento do acolhimento, percebi que as crianças gostam de estar na sala todos chegam animados.
            A sala tem espaço para os cantinhos os alunos tem autonomia para brincar, mas na sexta feira é dia do brinquedo, mas as professoras da turma não fazem mais devido aos conflitos gerados pela criança. nos armários na sala estão organizados os materiais da sala, a sala é de acordo com a faixa etária da criança.
            As professoras realizam a rotina junto com as crianças, é um momento da roda de conversa a roda de conversa foi sobre o aniversário de uma professora, escolhem sobre o assunto que vai acontecer durante a manhã, como chamada, calendário trabalham o tempo, estão destacados os aniversariantes do mês com uma foto para identificar.  A chamada é composta com fotos e tudo é identificado com fotos e o nome da criança.
            As crianças chegam o guardam seus pertences no lugar adequado. As crianças já possuem uma certa autonomia na  hora das refeições, as professoras servem o chá no copo e falam que é preciso esperar esfriar para tomar e alimentam sem ajuda.
            Está acontecendo o desfralde das crianças, elas incentivam devido o tempo para fazer as trocas.
Na parede onde as crianças conseguem visualizar fica o rotina descrita de forma atrativa, cada momento que passa elas mostram para as professoras mostram para as crianças assim elas adquirem noção de tempo, ao visualizar a imagem já relacionam com atividades, lanche, brincadeiras externas, etc. As crianças manusear lápis criando seus rabiscos, brincaram com massinha.
Na sala possui solário onde as crianças podem brincar e as professoras organizam o tempo para as brincadeiras externas.
2º momento observação maternal 2.
             No momento que cheguei na sala as professoras já tinham realizado a rotina, ela explicou já havia realizado, calendário, chamada, e contação de história, depois desse momento as professoras falaram que as crianças iriam brincar no pátio para fazer a limpeza necessária na salas.
            As professoras disponibilizaram motocas e bolas para as criança na área externa da escola, as crianças tem a possibilidade de movimentar-se num espaço maior.
             As professoras tem muita afetividade com as crianças conversam e passam segurança para eles. Observei que não há muitos conflitos na sala entre as crianças.
            Na hora do almoço servem as crianças, já possuem uma certa autonomia, alimentam-se sozinhos, as professoras só orientam.
            O refeitório e adequado para o tamanho e um espaço amplo, os horários são organizados com as necessidades de cada turma.

Hora do sono é organizado com colchonetes um para cada aluno e as roupas de cama são identificadas como o nome das crianças para não que não ocorra nenhuma troca, as roupas de cama é fornecido pela prefeitura. 
Reflexão:
A rotina na educação infantil é preciso prever momentos diferenciados, que não são organizados da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos como: o horário da chegada, a alimentação, higiene e repouso, as brincadeiras. Para organizar as atividades no tempo, é fundamental levar em consideração as necessidades das crianças.
É possível organizar brincadeiras que envolvam o educar e cuidar, pois a criança precisa estar bem no aspecto físico, psicológico e social.                                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário