Observação
maternal 1
No primeiro momento observei
por duas horas a turma do maternal 1, a qual foi bem recebida, as professoras
faziam o momento do acolhimento, percebi que as crianças gostam de estar na
sala todos chegam animados.
A sala tem
espaço para os cantinhos os alunos tem autonomia para brincar, mas na sexta
feira é dia do brinquedo, mas as professoras da turma não fazem mais devido aos
conflitos gerados pela criança. nos armários na sala estão organizados os materiais
da sala, a sala é de acordo com a faixa etária da criança.
As professoras
realizam a rotina junto com as crianças, é um momento da roda de conversa a
roda de conversa foi sobre o aniversário de uma professora, escolhem sobre o
assunto que vai acontecer durante a manhã, como chamada, calendário trabalham o
tempo, estão destacados os aniversariantes do mês com uma foto para
identificar. A chamada é composta com
fotos e tudo é identificado com fotos e o nome da criança.
As
crianças chegam o guardam seus pertences no lugar adequado. As crianças já
possuem uma certa autonomia na hora das
refeições, as professoras servem o chá no copo e falam que é preciso esperar
esfriar para tomar e alimentam sem ajuda.
Está
acontecendo o desfralde das crianças, elas incentivam devido o tempo para fazer
as trocas.
Na parede onde as crianças
conseguem visualizar fica o rotina descrita de forma atrativa, cada momento que
passa elas mostram para as professoras mostram para as crianças assim elas
adquirem noção de tempo, ao visualizar a imagem já relacionam com atividades,
lanche, brincadeiras externas, etc. As crianças manusear lápis criando seus
rabiscos, brincaram com massinha.
Na sala possui solário onde
as crianças podem brincar e as professoras organizam o tempo para as brincadeiras
externas.
2º momento observação maternal 2.
No momento que cheguei na sala as professoras
já tinham realizado a rotina, ela explicou já havia realizado, calendário,
chamada, e contação de história, depois desse momento as professoras falaram
que as crianças iriam brincar no pátio para fazer a limpeza necessária na
salas.
As
professoras disponibilizaram motocas e bolas para as criança na área externa da
escola, as crianças tem a possibilidade de movimentar-se num espaço maior.
As professoras tem muita afetividade com as
crianças conversam e passam segurança para eles. Observei que não há muitos
conflitos na sala entre as crianças.
Na hora
do almoço servem as crianças, já possuem uma certa autonomia, alimentam-se
sozinhos, as professoras só orientam.
O
refeitório e adequado para o tamanho e um espaço amplo, os horários são
organizados com as necessidades de cada turma.
Hora do sono é organizado com colchonetes um para cada
aluno e as roupas de cama são identificadas como o nome das crianças para não
que não ocorra nenhuma troca, as roupas de cama é fornecido pela prefeitura.
Reflexão:
A rotina na educação infantil é preciso prever momentos diferenciados, que não são organizados da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos como: o horário da chegada, a alimentação, higiene e repouso, as brincadeiras. Para organizar as atividades no tempo, é fundamental levar em consideração as necessidades das crianças.
É possível organizar brincadeiras que envolvam o educar e cuidar, pois a criança precisa estar bem no aspecto físico, psicológico e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário