Estudo do ppp. Dia 28/03/2014
Sobre o Projeto Político Pedagógico.
O
primeiro dia de estágio no CMEI Clarice Rosa da Rocha fui bem acolhida, a
diretora orientou que a pedagoga seria responsável pelo estágio, mas como ela
estava em curso fiquei fazendo o estudo PPP.
Observei
que a sala de planejamentos é adequada para os professores realizarem seus
estudos, possui computadores, elas sentam e discutem sobre os planejamentos
durante a permanência. Durante a pesquisa do ppp as professoras comentaram que
a pedagoga auxilia nos planejamentos , há um trabalho em equipe.
A todo momento estão se comunicando, as
professoras que ficam na permanência realizam o planejamento conforme
orientações da Secretaria Municipal da Educação, e a pedagoga sempre está em
curso para ajudar o que for necessário. A secretaria da educacão sempre
disponibiliza cursos de aprefeiçoamento para os profesores,como; dança, teatro,
contação de histórias entre outros.
O CMEI
possui um amplo espaço externo e interno, no primeiro dia observei somente o
espaço externo. No hall de entrada tem uma espaço para apresentação das
crianças, e algumas mesas para realizarem atividades fora da sala. nos
corredores há espaço para exposição de atividades para os pais conhecerem o trabalho
das professoras com alunos.
Pesquisa sobre Projeto Politico Pedagógico.
O
projeto Politico Pedagógico é o primeiro passo para compreender o trabalho a
ser desenvolvido por uma instituição de ensino, é um lançamento para adiante,
ao planejamento de algo com a intenção de fazer, consistir em antever o futuro
diferente do presente.
Em todos
os níveis, inclusive na educação infantil, a construção do projeto
politico-pedagógico deve ser realizada pelas instituições de ensino com base
nos princípios enunciados no art. 3º da LDB/1996:
Art. 3º O ensino sera ministrado com base nos seguintes
princípios:
I-igualdade de condições para acesso e permanência na
escola;
II-liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar
cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III-pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV-gratuidade de ensino público em estabelecimento
oficiais;
VII-valorização do profissional da educação escolar;
VIII-gestão democratica do ensino público, na forma desta
Lei de legislação dos sistemas de ensino;
IX- garantia de padrão de qualidade;
X- valorização da experiência extraescolar;
XI- vinculação entre educação escolar, o trabalho e as
práticas sociais. ( Brasil, 1996)
Na
constituição dos Projetos Políticos Pedagógicos, é necessário alguns elementos
básicos: finalidades, estrutura organizacional, currículo, tempo escolar,
processo de decisão, relações de trabalho e avaliação.
O ponto
de partida do percurso para elaboração do projeto político pedagógico é a
reunião do grupo de autores da proposta, envolvendo todos os segmentos da
instituição de ensino e a comunidade, para discutirem a definição de objetivos
e a quem será destinada a proposta, o diagnóstico da situação da educação
infantil na localidade, o levantamento da realidade socioeconômica e cultural
da população, as demandas e as metas de atendimento.
Na construção da proposta
pedagógica propriamente dita devemos envolver, coletivamente, todos os
elementos da comunidade escolar na busca por responder a questões que vão dar
identidade à proposta. A identidade é construida à medida que é esclarecida a
concepção filosófica orientadora do pensamento daquele determinado grupo. Deve
ser explicitada a concepção de:
·
Homem
·
Sociedade
·
Educação
·
Currículo
·
Avaliação
·
De todos os demais elementos que irão compor
o documento de forma que tais elementos sejam integrados em um pensamento
crescente dinâmico, na perspectiva de uma contínua construção de reelaboração,
ultrapassando os limites de uma determinada gestão.
Para nortear a ação
educativa, deve explicitar:
·
Os fundamentos teórico- metodológicos e
metodológicos;
·
Os objetivos;
·
A forma de organização da escola;
·
A filosofia e os principios
didático-pedagógios:
·
Os ecaminhamentos metodológicos;
·
Os processos de avaliação, classificação e
promoção;
·
O regimento e o calendário escolar;
·
As condições físicas materiais;
·
O contexto social, entre outros.
Hoje a criança é vista como
um sujeito reflexivo, capaz de socializar-se, criar, expressar-se. Essa
concepçaõ de sujeito é recorrente nas propostas pedagógicas, na fala dos
professores que dizem organizar sua prtica pedagógica.
Na medida que é pensado na
criança como sujeito, e necessário fazer os seguintes questionamentos:
·
Que devemos fazer com os demais elementos que
constituem um projeto plitico pedagógico?
·
Que idéias a educação e sociedade são
coerentes com a concepção de criança como sujeito?
·
Essa concepção, uma vez presente no projeto
politico pedagógico, realmente expressa o pensamento do grupo que elaborou ou
correspondente somente a uma apropriação teórica que em voga no momento?
Esses quetionamentos
têm intençãode apontar a possibilidade de que, na construção do projeto
politico pedagógico, muiots equivocos podem ser cometidos pela falta de
articulação entre seus elementos no que diz respeito à coerência da concepção
filosófica
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