domingo, 8 de junho de 2014

Estagio educação infantil dia 28/03/2014

Estudo do ppp. Dia 28/03/2014
Sobre o Projeto Político Pedagógico.
            O primeiro dia de estágio no CMEI Clarice Rosa da Rocha fui bem acolhida, a diretora orientou que a pedagoga seria responsável pelo estágio, mas como ela estava em curso fiquei fazendo o estudo PPP.
            Observei que a sala de planejamentos é adequada para os professores realizarem seus estudos, possui computadores, elas sentam e discutem sobre os planejamentos durante a permanência. Durante a pesquisa do ppp as professoras comentaram que a pedagoga auxilia nos planejamentos , há um trabalho em equipe.
             A todo momento estão se comunicando, as professoras que ficam na permanência realizam o planejamento conforme orientações da Secretaria Municipal da Educação, e a pedagoga sempre está em curso para ajudar o que for necessário. A secretaria da educacão sempre disponibiliza cursos de aprefeiçoamento para os profesores,como; dança, teatro, contação de histórias entre outros.
            O CMEI possui um amplo espaço externo e interno, no primeiro dia observei somente o espaço externo. No hall de entrada tem uma espaço para apresentação das crianças, e algumas mesas para realizarem atividades fora da sala. nos corredores há espaço para exposição de atividades para os pais conhecerem o trabalho das professoras com alunos.
Pesquisa sobre Projeto Politico Pedagógico.
            O projeto Politico Pedagógico é o primeiro passo para compreender o trabalho a ser desenvolvido por uma instituição de ensino, é um lançamento para adiante, ao planejamento de algo com a intenção de fazer, consistir em antever o futuro diferente do presente.
            Em todos os níveis, inclusive na educação infantil, a construção do projeto politico-pedagógico deve ser realizada pelas instituições de ensino com base nos princípios enunciados no art. 3º da LDB/1996:
Art. 3º O ensino sera ministrado com base nos seguintes princípios:
I-igualdade de condições para acesso e permanência na escola;
II-liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III-pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV-gratuidade de ensino público em estabelecimento oficiais;
VII-valorização do profissional da educação escolar;
VIII-gestão democratica do ensino público, na forma desta Lei de legislação dos sistemas de ensino;
IX- garantia de padrão de qualidade;
X- valorização da experiência extraescolar;
XI- vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ( Brasil, 1996)
            Na constituição dos Projetos Políticos Pedagógicos, é necessário alguns elementos básicos: finalidades, estrutura organizacional, currículo, tempo escolar, processo de decisão, relações de trabalho e avaliação.
            O ponto de partida do percurso para elaboração do projeto político pedagógico é a reunião do grupo de autores da proposta, envolvendo todos os segmentos da instituição de ensino e a comunidade, para discutirem a definição de objetivos e a quem será destinada a proposta, o diagnóstico da situação da educação infantil na localidade, o levantamento da realidade socioeconômica e cultural da população, as demandas e as metas de atendimento.
Na construção da proposta pedagógica propriamente dita devemos envolver, coletivamente, todos os elementos da comunidade escolar na busca por responder a questões que vão dar identidade à proposta. A identidade é construida à medida que é esclarecida a concepção filosófica orientadora do pensamento daquele determinado grupo. Deve ser explicitada a concepção de:
·         Homem
·         Sociedade
·         Educação
·         Currículo
·         Avaliação
·         De todos os demais elementos que irão compor o documento de forma que tais elementos sejam integrados em um pensamento crescente dinâmico, na perspectiva de uma contínua construção de reelaboração, ultrapassando os limites de uma determinada gestão.
Para nortear a ação educativa, deve explicitar:
·         Os fundamentos teórico- metodológicos e metodológicos;
·         Os objetivos;
·         A forma de organização da escola;
·         A filosofia e os principios didático-pedagógios:
·         Os ecaminhamentos metodológicos;
·         Os processos de avaliação, classificação e promoção;
·         O regimento e o calendário escolar;
·         As condições físicas  materiais;
·         O contexto social, entre outros.
Hoje a criança é vista como um sujeito reflexivo, capaz de socializar-se, criar, expressar-se. Essa concepçaõ de sujeito é recorrente nas propostas pedagógicas, na fala dos professores que dizem organizar sua prtica pedagógica.
Na medida que é pensado na criança como sujeito, e necessário fazer os seguintes questionamentos:
·         Que devemos fazer com os demais elementos que constituem um projeto plitico pedagógico?
·         Que idéias a educação e sociedade são coerentes com a concepção de criança como sujeito?
·         Essa concepção, uma vez presente no projeto politico pedagógico, realmente expressa o pensamento do grupo que elaborou ou correspondente somente a uma apropriação teórica que em voga no momento?
Esses quetionamentos têm intençãode apontar a possibilidade de que, na construção do projeto politico pedagógico, muiots equivocos podem ser cometidos pela falta de articulação entre seus elementos no que diz respeito à coerência da concepção filosófica

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