domingo, 8 de junho de 2014

3º dia de estágio
1º momento Maternal III.
Itens observados
Recepção das crianças


            No dia que observei a turma era professoras da permanência, foi realizada a rotina, chamada, calendário, reconhecer números e leitura de histórias. A professora realiza a chamada de forma lúdica as crianças participam entusiasmadas, ela questiona sobre a leitura realizada e as crianças ficam atentas para responder. Também durante o calendário as crianças são instigadas para reconhecer os números.
            As crianças fazem higiene sozinhos na hora de ir para o lanche, são acompanhados quando vão ao banheiro. No lanche servem-se sozinhos, as professoras ficam orientando eles.
            Na sala ficaram brincando com brinquedos de casa, a intenção é a socialização.

2º momento Pre B
No momento que cheguei na sala o professor R estava fazendo as agendas e explicou que nas sextas- feira durante a manhã o CMEI organiza suas atividades com os cantos de aprendizagem. Em seguida a brincadeira era no pátio externo com brincadeiras livres.
As crianças brincam com autonomia nos brinquedos, o professor comentou que o CMEI é um lugar bom de trabalhar, ele tem dificuldades com um aluno, que bate nos amigos e não consegue concentrar-se. segundo ele os pais já foram sinalizados, porém não dão muita importância.
Observei que essa criança mencionada durante as brincadeiras ele  bate para chamar atenção do professor, percebe-se quando ganha um carinho ele mais calmo. O professor comentou que a maioria já consegue escrever o nome e identificam as palavras.
            O espaço da sala é organizado com materiais que eles consigam ter acesso tem ateliê de artes os cantos diversificados, e são as crianças que ajudam organizar.
Reflexão e pesquisa.
As novas praticas da educação infantil passaram surgir vários encaminhamentos sobre a organização dos espaços. Entre eles são os cantos, e um espaço físico como aliado dos educadores no trabalho com as crianças.
Os cantos de atividades diversificadas, elaborados por adultos e crianças, são destinados a atividades permanentes organizadas por temas, materiais e conteúdos, as possibilidades de cantos podem pensadas enfocando:
·         Espaços para o faz de conta;
·         Canto da leitura;
·         Canto da cozinha;
·         Canto da tecnologia
·         Espaço para representação gráfica;
·         Cantos dos jogos;
·         Cantos das boneca;
·         Cantos dos carrinhos.
Nesses cantos, as crianças podem fazer suas escolhas de parceiros para brincar. Essa organização pode ocorrer diariamente durante um certo período do dia, em um mesmo ambiente, tendo como princípios o respeito às escolhas das crianças, e ampliação cultural e o incentivo a autonomia.

            Para que a proposta de trabalho com os cantos seja bem aproveitada, é necessário que os professores/educadores tenham compreensão dos objetivos desse encaminhamento e possam, permitir as crianças a exploração de espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário