3º dia de estágio
1º momento Maternal III.
Itens observados
Recepção das crianças
No dia
que observei a turma era professoras da permanência, foi realizada a rotina,
chamada, calendário, reconhecer números e leitura de histórias. A professora
realiza a chamada de forma lúdica as crianças participam entusiasmadas, ela
questiona sobre a leitura realizada e as crianças ficam atentas para responder.
Também durante o calendário as crianças são instigadas para reconhecer os
números.
As crianças fazem higiene sozinhos na
hora de ir para o lanche, são acompanhados quando vão ao banheiro. No lanche
servem-se sozinhos, as professoras ficam orientando eles.
Na sala
ficaram brincando com brinquedos de casa, a intenção é a socialização.
2º momento Pre B
No momento que cheguei na
sala o professor R estava fazendo as agendas e explicou que nas sextas- feira
durante a manhã o CMEI organiza suas atividades com os cantos de aprendizagem.
Em seguida a brincadeira era no pátio externo com brincadeiras livres.
As crianças brincam com
autonomia nos brinquedos, o professor comentou que o CMEI é um lugar bom de
trabalhar, ele tem dificuldades com um aluno, que bate nos amigos e não
consegue concentrar-se. segundo ele os pais já foram sinalizados, porém não dão
muita importância.
Observei que essa criança
mencionada durante as brincadeiras ele
bate para chamar atenção do professor, percebe-se quando ganha um carinho
ele mais calmo. O professor comentou que a maioria já consegue escrever o nome
e identificam as palavras.
O espaço da sala é organizado com materiais que eles
consigam ter acesso tem ateliê de artes os cantos diversificados, e são as
crianças que ajudam organizar.
Reflexão e pesquisa.
As novas praticas da
educação infantil passaram surgir vários encaminhamentos sobre a organização
dos espaços. Entre eles são os cantos, e um espaço físico como aliado dos
educadores no trabalho com as crianças.
Os cantos de atividades
diversificadas, elaborados por adultos e crianças, são destinados a atividades
permanentes organizadas por temas, materiais e conteúdos, as possibilidades de
cantos podem pensadas enfocando:
·
Espaços para o faz de conta;
·
Canto da leitura;
·
Canto da cozinha;
·
Canto da tecnologia
·
Espaço para representação gráfica;
·
Cantos dos jogos;
·
Cantos das boneca;
·
Cantos dos carrinhos.
Nesses cantos, as crianças
podem fazer suas escolhas de parceiros para brincar. Essa organização pode
ocorrer diariamente durante um certo período do dia, em um mesmo ambiente,
tendo como princípios o respeito às escolhas das crianças, e ampliação cultural
e o incentivo a autonomia.
Para que a proposta de trabalho com os cantos seja bem
aproveitada, é necessário que os professores/educadores tenham compreensão dos
objetivos desse encaminhamento e possam, permitir as crianças a exploração de
espaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário