domingo, 8 de junho de 2014

Mensagem final

Para finalizar compartilhar uma mensagem que recebi de uma professora quando cursava o magistério.
A DESCOBERTA DE UMA CRIANÇA


Uma vez um menininho bastante pequeno, que contrastava com a escola bastante grande.
Uma manhã, a professora disse: Hoje nós iremos fazer um desenho. "Que bom!"- pensou o menininho. Ele gostava de desenhar leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos.
Pegou a sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar.
A professora então disse: Esperem, ainda não é hora de começar! 
Ela esperou até que todos estivessem prontos. 
Agora, disse a professora, nós iremos desenhar flores.
E o menininho começou a desenhar bonitas flores.
Com seus lápis rosa, laranja e azul. A professora disse: Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde. Assim, disse a professora, agora vocês podem começar.
O menininho olhou para a flor da professora E depois olhou para sua flor. 
Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isso. 
Virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora. Era vermelha com caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre,
A professora disse:
Hoje iremos fazer alguma coisa com o barro. "Que bom"!!!, pensou o menininho.
Ele gostava de trabalhar com barro.
Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões.
Começou a juntar e amassar a sua bola de barro.
Então, a professora disse:
Esperem, não é hora de começar! 
Ela esperou até que todos estivessem prontos.
Agora, disse ela, nós iremos fazer um prato.
Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse: - Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês podem começar. 
E o prato era um prato fundo. 
O menininho olhou para o prato da professora e depois par a seu próprio prato. Gostou mais do seu, mas não poderia dizer isso.
Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora. 
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e fazer as coisas exatamente como a professora.
E muito cedo ele não fazia coisas por si próprio.
Então aconteceu que o menininho teve que mudar de escola.
Era uma escola ainda maior que a primeira. 
Um dia a professora disse: Hoje vamos fazer um desenho. 
"Que bom!"- pensou o menininho, Esperando que a professora dissesse o que fazer. 
Ela não disse, apenas andava pela sala. Então veio até o menininho e disse: Você não quer desenhar? Sim, e o que nós vamos fazer? Eu não sei até que você o faça. Como eu posso fazê-lo? Da maneira que você gostar! E de que cor?
Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber o que cada um gosta de desenhar?
Eu não sei...
Então o menininho começou a desenhar uma flor vermelha com caule verde...

Helen Buckley
Tradução do texto: Regina Gregório



Observação

Observações de todo estagio
            O estágio realizado na escola pública compreendendo 20 horas, consegui observar alguns aspectos.
            O CMEI possui espaços adequados para as crianças, segue tudo o que consta no ppp, o espaço externo é amplo, possui espaço com areia, grama, parquinho para as crianças brincar, um bosque nos fundos da escola. O CMEI é limpo todas as salas são higienizadas adequadamente. Todos os espaços são seguros para as crianças. Em todas as salas tem um solário. Possuem uma sala multiuso com televisão e fazer atividades artísticas, nessa sala é guardado alguns materiais para as crianças brincarem no espaço externo.
            Nas salas que observei, a iluminação tem ventilação nas salas, a temperatura é ambiente. Os mobiliários são próprios para cada sala e tamanho das crianças, é seguro para que não haja acidentes. Na sala que observei, as professoras organizam para que fique um bom espaço para hora do sono.
            As educadoras a maioria tem magistério e pedagogia, exceto uma que cursa psicologia, mas gosta muito de trabalhar no CMEI.
            Todas as manhãs a diretora e a pedagoga cumprimentam as professoras e as crianças na sala.
            Como realizei 20 horas e somente nas sextas feiras, não tinha atividade das sequencias didáticas e dos projetos trabalhados, pois essas atividades são realizadas a tarde. Nas sextas feiras é dia do brinquedo pela manhã, e atividades com brincadeiras nos cantos de aprendizagem.

            Mas os professores são todos gentis e as crianças  tem seus cuidados necessários, estão sempre procurando maneiras para que o aprendizado das crianças seja significativo.

Estágio 09/05/2014 regência



5º dia 09/05/2014
Regência
            Neste dia realizei a regência, as professoras ajudaram e separamos em grupo, enquanto uma professora me auxiliava, as demais ficavam na sala com outro grupo. A regência  foi tranquila porém as crianças estavam muito agitadas devido a comemoração do dia das mães.
            Todas as crianças participaram entusiasmadas, a aula de movimento com circuito foi uma sugestão das professoras devido a agitação das crianças na sexta-feira. E a atividade com revistas par rasgar ajuda as crianças relaxar.
            Depois que finalizei a regência as crianças ajudaram confeccionar o bolo feito para as mães. As professoras mostraram o vídeo para eles e até elas emocionaram ao ver o desenvolvimento da turma. Percebi que essas educadoras tem uma grande afetos pelas crianças. Em pouco tempo que observei a sala elas brincam com as crianças, pensam nas atividades com muito carinho, sempre visando o bem estar das crianças.
Reflexão

Para compreender melhor a criança pequena é preciso saber como possibilitar o seu desenvolvimento sem atropelos, é preciso levarmos em conta que o desenvolvimento físico segue uma linha de evolução de espécie humana e que não pode ser antecipado.







4º dia.
Maternal IIA.

            Na recepção das crianças a professora recebe as crianças e conversa com os pais, a educadora S tem uma certa autonomia para falar com os pais. Ela sempre relata acontecidos da sala e os pais turma duvidas com ela. Como na sexta feira é dia do brinquedo as crianças brincam com o brinquedo de casa até o momento do lanche. Na idade do maternal II as crianças precisam ser acompanhadas até o banheiro, isso feito antes de lanche.

            Depois do lanche da manhã é feito a rotina como é organizado em todo CMEI, chamada, calendário, leitura de livro, roda de conversa. Neste dia a professora não conseguiu realizar a contação de histórias, as crianças estavam agitadas. Em seguida as professoras foram brincar no solário para ser feita a limpeza da sala. depois do solário as crianças brincaram no outro espaço com areia e grama, até o horário do almoço, em seguida é feito a higiene para dormir, a sala fica organizada para as crianças dormir confortavelmente. 
Reflexão
O professor sempre precisa ter uma "carta na manga", para resolver esses pequenos imprevistos que acontecem na rotina diária, caso a professora ficasse na sala com as agitadas, iria tornar um dia exaustivo para todos. sendo assim a brincadeira na área externa acalmou as crianças, e as professoras conseguiram dar continuidade as suas atividades, sabendo que a brincadeira é muito importante para criança.  
É importante que o professor esteja sempre dialogando com pais, o professor deve conversar com pais, principalmente sobre os alunos que possuem dificuldades de convivência e problemas de comportamento, e sempre perguntar com é à criança em casa. Portanto mantendo uma boa relação com família percebe-se, uma melhoria no aprendizado das crianças, se a escola da essa oportunidade para os pais, o trabalho em conjunto só traz benefícios para ambas partes.





3º dia de estágio
1º momento Maternal III.
Itens observados
Recepção das crianças


            No dia que observei a turma era professoras da permanência, foi realizada a rotina, chamada, calendário, reconhecer números e leitura de histórias. A professora realiza a chamada de forma lúdica as crianças participam entusiasmadas, ela questiona sobre a leitura realizada e as crianças ficam atentas para responder. Também durante o calendário as crianças são instigadas para reconhecer os números.
            As crianças fazem higiene sozinhos na hora de ir para o lanche, são acompanhados quando vão ao banheiro. No lanche servem-se sozinhos, as professoras ficam orientando eles.
            Na sala ficaram brincando com brinquedos de casa, a intenção é a socialização.

2º momento Pre B
No momento que cheguei na sala o professor R estava fazendo as agendas e explicou que nas sextas- feira durante a manhã o CMEI organiza suas atividades com os cantos de aprendizagem. Em seguida a brincadeira era no pátio externo com brincadeiras livres.
As crianças brincam com autonomia nos brinquedos, o professor comentou que o CMEI é um lugar bom de trabalhar, ele tem dificuldades com um aluno, que bate nos amigos e não consegue concentrar-se. segundo ele os pais já foram sinalizados, porém não dão muita importância.
Observei que essa criança mencionada durante as brincadeiras ele  bate para chamar atenção do professor, percebe-se quando ganha um carinho ele mais calmo. O professor comentou que a maioria já consegue escrever o nome e identificam as palavras.
            O espaço da sala é organizado com materiais que eles consigam ter acesso tem ateliê de artes os cantos diversificados, e são as crianças que ajudam organizar.
Reflexão e pesquisa.
As novas praticas da educação infantil passaram surgir vários encaminhamentos sobre a organização dos espaços. Entre eles são os cantos, e um espaço físico como aliado dos educadores no trabalho com as crianças.
Os cantos de atividades diversificadas, elaborados por adultos e crianças, são destinados a atividades permanentes organizadas por temas, materiais e conteúdos, as possibilidades de cantos podem pensadas enfocando:
·         Espaços para o faz de conta;
·         Canto da leitura;
·         Canto da cozinha;
·         Canto da tecnologia
·         Espaço para representação gráfica;
·         Cantos dos jogos;
·         Cantos das boneca;
·         Cantos dos carrinhos.
Nesses cantos, as crianças podem fazer suas escolhas de parceiros para brincar. Essa organização pode ocorrer diariamente durante um certo período do dia, em um mesmo ambiente, tendo como princípios o respeito às escolhas das crianças, e ampliação cultural e o incentivo a autonomia.

            Para que a proposta de trabalho com os cantos seja bem aproveitada, é necessário que os professores/educadores tenham compreensão dos objetivos desse encaminhamento e possam, permitir as crianças a exploração de espaços.

Estágio Observação participativa 04/04/2014

Observação  maternal 1 
No primeiro momento observei por duas horas a turma do maternal 1, a qual foi bem recebida, as professoras faziam o momento do acolhimento, percebi que as crianças gostam de estar na sala todos chegam animados.
            A sala tem espaço para os cantinhos os alunos tem autonomia para brincar, mas na sexta feira é dia do brinquedo, mas as professoras da turma não fazem mais devido aos conflitos gerados pela criança. nos armários na sala estão organizados os materiais da sala, a sala é de acordo com a faixa etária da criança.
            As professoras realizam a rotina junto com as crianças, é um momento da roda de conversa a roda de conversa foi sobre o aniversário de uma professora, escolhem sobre o assunto que vai acontecer durante a manhã, como chamada, calendário trabalham o tempo, estão destacados os aniversariantes do mês com uma foto para identificar.  A chamada é composta com fotos e tudo é identificado com fotos e o nome da criança.
            As crianças chegam o guardam seus pertences no lugar adequado. As crianças já possuem uma certa autonomia na  hora das refeições, as professoras servem o chá no copo e falam que é preciso esperar esfriar para tomar e alimentam sem ajuda.
            Está acontecendo o desfralde das crianças, elas incentivam devido o tempo para fazer as trocas.
Na parede onde as crianças conseguem visualizar fica o rotina descrita de forma atrativa, cada momento que passa elas mostram para as professoras mostram para as crianças assim elas adquirem noção de tempo, ao visualizar a imagem já relacionam com atividades, lanche, brincadeiras externas, etc. As crianças manusear lápis criando seus rabiscos, brincaram com massinha.
Na sala possui solário onde as crianças podem brincar e as professoras organizam o tempo para as brincadeiras externas.
2º momento observação maternal 2.
             No momento que cheguei na sala as professoras já tinham realizado a rotina, ela explicou já havia realizado, calendário, chamada, e contação de história, depois desse momento as professoras falaram que as crianças iriam brincar no pátio para fazer a limpeza necessária na salas.
            As professoras disponibilizaram motocas e bolas para as criança na área externa da escola, as crianças tem a possibilidade de movimentar-se num espaço maior.
             As professoras tem muita afetividade com as crianças conversam e passam segurança para eles. Observei que não há muitos conflitos na sala entre as crianças.
            Na hora do almoço servem as crianças, já possuem uma certa autonomia, alimentam-se sozinhos, as professoras só orientam.
            O refeitório e adequado para o tamanho e um espaço amplo, os horários são organizados com as necessidades de cada turma.

Hora do sono é organizado com colchonetes um para cada aluno e as roupas de cama são identificadas como o nome das crianças para não que não ocorra nenhuma troca, as roupas de cama é fornecido pela prefeitura. 
Reflexão:
A rotina na educação infantil é preciso prever momentos diferenciados, que não são organizados da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos como: o horário da chegada, a alimentação, higiene e repouso, as brincadeiras. Para organizar as atividades no tempo, é fundamental levar em consideração as necessidades das crianças.
É possível organizar brincadeiras que envolvam o educar e cuidar, pois a criança precisa estar bem no aspecto físico, psicológico e social.                                               



Estagio educação infantil dia 28/03/2014

Estudo do ppp. Dia 28/03/2014
Sobre o Projeto Político Pedagógico.
            O primeiro dia de estágio no CMEI Clarice Rosa da Rocha fui bem acolhida, a diretora orientou que a pedagoga seria responsável pelo estágio, mas como ela estava em curso fiquei fazendo o estudo PPP.
            Observei que a sala de planejamentos é adequada para os professores realizarem seus estudos, possui computadores, elas sentam e discutem sobre os planejamentos durante a permanência. Durante a pesquisa do ppp as professoras comentaram que a pedagoga auxilia nos planejamentos , há um trabalho em equipe.
             A todo momento estão se comunicando, as professoras que ficam na permanência realizam o planejamento conforme orientações da Secretaria Municipal da Educação, e a pedagoga sempre está em curso para ajudar o que for necessário. A secretaria da educacão sempre disponibiliza cursos de aprefeiçoamento para os profesores,como; dança, teatro, contação de histórias entre outros.
            O CMEI possui um amplo espaço externo e interno, no primeiro dia observei somente o espaço externo. No hall de entrada tem uma espaço para apresentação das crianças, e algumas mesas para realizarem atividades fora da sala. nos corredores há espaço para exposição de atividades para os pais conhecerem o trabalho das professoras com alunos.
Pesquisa sobre Projeto Politico Pedagógico.
            O projeto Politico Pedagógico é o primeiro passo para compreender o trabalho a ser desenvolvido por uma instituição de ensino, é um lançamento para adiante, ao planejamento de algo com a intenção de fazer, consistir em antever o futuro diferente do presente.
            Em todos os níveis, inclusive na educação infantil, a construção do projeto politico-pedagógico deve ser realizada pelas instituições de ensino com base nos princípios enunciados no art. 3º da LDB/1996:
Art. 3º O ensino sera ministrado com base nos seguintes princípios:
I-igualdade de condições para acesso e permanência na escola;
II-liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III-pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV-gratuidade de ensino público em estabelecimento oficiais;
VII-valorização do profissional da educação escolar;
VIII-gestão democratica do ensino público, na forma desta Lei de legislação dos sistemas de ensino;
IX- garantia de padrão de qualidade;
X- valorização da experiência extraescolar;
XI- vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. ( Brasil, 1996)
            Na constituição dos Projetos Políticos Pedagógicos, é necessário alguns elementos básicos: finalidades, estrutura organizacional, currículo, tempo escolar, processo de decisão, relações de trabalho e avaliação.
            O ponto de partida do percurso para elaboração do projeto político pedagógico é a reunião do grupo de autores da proposta, envolvendo todos os segmentos da instituição de ensino e a comunidade, para discutirem a definição de objetivos e a quem será destinada a proposta, o diagnóstico da situação da educação infantil na localidade, o levantamento da realidade socioeconômica e cultural da população, as demandas e as metas de atendimento.
Na construção da proposta pedagógica propriamente dita devemos envolver, coletivamente, todos os elementos da comunidade escolar na busca por responder a questões que vão dar identidade à proposta. A identidade é construida à medida que é esclarecida a concepção filosófica orientadora do pensamento daquele determinado grupo. Deve ser explicitada a concepção de:
·         Homem
·         Sociedade
·         Educação
·         Currículo
·         Avaliação
·         De todos os demais elementos que irão compor o documento de forma que tais elementos sejam integrados em um pensamento crescente dinâmico, na perspectiva de uma contínua construção de reelaboração, ultrapassando os limites de uma determinada gestão.
Para nortear a ação educativa, deve explicitar:
·         Os fundamentos teórico- metodológicos e metodológicos;
·         Os objetivos;
·         A forma de organização da escola;
·         A filosofia e os principios didático-pedagógios:
·         Os ecaminhamentos metodológicos;
·         Os processos de avaliação, classificação e promoção;
·         O regimento e o calendário escolar;
·         As condições físicas  materiais;
·         O contexto social, entre outros.
Hoje a criança é vista como um sujeito reflexivo, capaz de socializar-se, criar, expressar-se. Essa concepçaõ de sujeito é recorrente nas propostas pedagógicas, na fala dos professores que dizem organizar sua prtica pedagógica.
Na medida que é pensado na criança como sujeito, e necessário fazer os seguintes questionamentos:
·         Que devemos fazer com os demais elementos que constituem um projeto plitico pedagógico?
·         Que idéias a educação e sociedade são coerentes com a concepção de criança como sujeito?
·         Essa concepção, uma vez presente no projeto politico pedagógico, realmente expressa o pensamento do grupo que elaborou ou correspondente somente a uma apropriação teórica que em voga no momento?
Esses quetionamentos têm intençãode apontar a possibilidade de que, na construção do projeto politico pedagógico, muiots equivocos podem ser cometidos pela falta de articulação entre seus elementos no que diz respeito à coerência da concepção filosófica