O trabalho com identidade na educação infantil
explora as manifestações da consciência entre si, as quais aparecem durante o
primeiro ano de vida da criança e se desenvolvem rapidamente à medida que ela
cresce esse relaciona com o outro, com objetos e espaços da cultura. Dessa maneira,
a escola por se configurar como um espaço de socialização, pode auxiliar na
construção da auto imagem positiva, do autorrespeito e do respeito ao próximo e
ao espaço que o cerca.
Identidade e autonomia
Porque identidade?
Segundo
o RCNEI, a identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de
uma marca de diferença entra a pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas
as características física, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua
construção é gradativa e se dá por meio das interações sociais estabelecidas
pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita se funde com o outro para diferenciar
– se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição.
(RCNEI,1998,pg.13)
Porque
autonomia?
Segundo
RCNEI, a autonomia, definida como capacidade de se conduzir e tomar decisões por si
próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bom como a
perspectiva do outro,é, nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser
alcançado com as crianças, um principio de ações educativas.
O trabalho
na escola deve proporcionar estratégias que desenvolvam a construção da
autonomia e o respeito à iniciativa dos outros, potencializando, assim, o
processo de socialização infantil.
A postura do professor de incentivar as conquistas
e descobertas, organizando os espaços, bem como materiais que estejam acessíveis
as crianças, é um elemento fundamental para a construção da autonomia
individual e a do grupo.
Dessa maneira,
ações, como segurar um copo, comer a colher e ,posteriormente com outros
talheres, calçar sapatos, guardar os próprios pertences e os brinquedos de uso comum,
são exemplos de atividades que devem ser permanentes. Elas não acontecerão
espontaneamente, necessitam de objetivos e intencionalidade.
A apresentação sobre
da parte prática foi muito boa, conseguimos passar o que aprendemos com o
trabalho voltado à esse eixo, toda a turma participou com muito entusiamo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário