domingo, 10 de novembro de 2013

Aula dia 03/10/2013, apresentação Identidade e autonomia


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 https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-jwfRIck5PqhTvZntAl-FktT3EIZevahlffo0D4xJCrZGh8lucg O trabalho com identidade na educação infantil explora as manifestações da consciência entre si, as quais aparecem durante o primeiro ano de vida da criança e se desenvolvem rapidamente à medida que ela cresce esse relaciona com o outro, com objetos e espaços da cultura. Dessa maneira, a escola por se configurar como um espaço de socialização, pode auxiliar na construção da auto imagem positiva, do autorrespeito e do respeito ao próximo e ao espaço que o cerca.


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Identidade e autonomia
Porque identidade?
Segundo o RCNEI, a identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entra a pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características física, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio das interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita se funde com o outro para diferenciar – se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição. (RCNEI,1998,pg.13)
Porque autonomia?





Segundo RCNEI, a autonomia, definida como capacidade  de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bom como a perspectiva do outro,é, nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças, um principio de ações educativas.
            O trabalho na escola deve proporcionar estratégias que desenvolvam a construção da autonomia e o respeito à iniciativa dos outros, potencializando, assim, o processo de socialização infantil.
             A postura do professor de incentivar as conquistas e descobertas, organizando os espaços, bem como materiais que estejam acessíveis as crianças, é um elemento fundamental para a construção da autonomia individual e a do grupo.
            Dessa maneira, ações, como segurar um copo, comer a colher e ,posteriormente com outros talheres, calçar sapatos, guardar os próprios pertences e os brinquedos de uso comum, são exemplos de atividades que devem ser permanentes. Elas não acontecerão espontaneamente, necessitam de objetivos e intencionalidade.

 A apresentação sobre da parte prática foi muito boa, conseguimos passar o que aprendemos com o trabalho voltado à esse eixo, toda a turma participou com muito entusiamo.

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