quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Aula dia 07.11.2013 Natureza e sociedade

Na aula do dia 07. 11. o grupo apresentou o eixo Natureza e Sociedade, iniciaram a aula com a chamada, depois com uma roda de conversa, instigando todos a participarem desse momento, apresentaram as frutas e fazendo questionamentos sobre o nome e mostram imagens de árvores que produzem os frutos se algumas frutas, para as que pudessem pegar , também pintaram a mão para fazer uma  arvore com as mãos de todos.
 Em seguida o grupo disponibilizou de salada de frutas, para todos servirem-se e saborear o gosto das frutas, incentivando a autonomia.
Na segunda parte foi apresentado o plano de aula de 4 a 5 anos. O grupo apresentou as diferentes pessoas que vivem em nossa sociedade, contando uma história, mostrando que eles não podem ser excluídos. Mostraram imagens de crianças com necessidades especiais.
E no final  foi apresentado a parte teórica. Conclui que essa aula, foi muito importante para ampliar meus conhecimentos.
O objetivo deste eixo é ampliação das experiências infantis, a construção de valores sobre o meio social e natural e, consquentemente, o respeito, consigo mesmo, para com o outro e para com o ambiente.


Aula dia 31.10.2013 Artes visuais


O grupo iniciou a aula com uma roda de conversa, explicando sobre o plano de aula e apresentaram a obra do Gato, de Romero Brito. Essa obra é cheia de formas e cores, em seguida foi realizada a parte prática, fazendo a releitura da obra.
No segundo momento foi apresentado o plano de aula para criança de 4 a 5 anos, confeccionamos massinha caseira e cada um criou sua escultura.
No segundo momento foi apresentado a parte teórica, e foi apresentado o eixo de Artes Visuais, do RCNEI. 
No final o professor fez comentários sobre o eixo, e abriu uma roda de conversa para que alunas(os) pudessem compartilhar suas experiências.
Conclui que essa aula foi muito importante, pois trabalhar artes visuais com recursos expressivos (desenho, pintura, escultura) têm importante papel ao apoiar às crianças a fazerem leituras diversas, a exercitarem a representação das idéias, a experimentarem sensações, texturas, cores e a se comunicarem antes do domínio de linguagens mais complexas, como a escrita, ao mesmo tempo que acompanham e mobilizam o desenvolvimento de diferentes aprendizagens.
.

domingo, 10 de novembro de 2013

Aula dia 24/10/2013 apresentação música

A música na educação infantil é uma ferramenta que contribui para a formação integral do ser humano. Por meio do ritmo, melodia e harmonia, a criança entra em contato com os mundos sonoro e não sonoro, letrado e lúdico, tendo a oportunidade de construir autonomia, criatividade, criticidade, sociabilidade, concentração, além de adquirir novos conhecimentos.
O trabalho com música desenvolve na criança outras habilidades, através da linguagem musical em formas sonoras as crianças são capazes de expressar-se e comunicar-se com sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações. faz parte da educação desde as muito tampo sendo, que na Grécia antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado d matemática e filosofia.
No final d apresentação o professor Helton compartilhou algumas experiencias vividas com a música na educação infantil, e abriu comentários com os alunos (as) para que também comentassem sobre o tema da aula.
A aula foi de extrema importância para aprimorar o conhecimento sobre esse eixo que é muito importante no desenvolvimento integral das crianças.


Aula dia 03/10/2013, apresentação Identidade e autonomia


 https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS9gyVrbHNt-j5CeMl_hTQgjHpIdP46zb5nUDliKIzA6P8wyaBFGg


 https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-jwfRIck5PqhTvZntAl-FktT3EIZevahlffo0D4xJCrZGh8lucg O trabalho com identidade na educação infantil explora as manifestações da consciência entre si, as quais aparecem durante o primeiro ano de vida da criança e se desenvolvem rapidamente à medida que ela cresce esse relaciona com o outro, com objetos e espaços da cultura. Dessa maneira, a escola por se configurar como um espaço de socialização, pode auxiliar na construção da auto imagem positiva, do autorrespeito e do respeito ao próximo e ao espaço que o cerca.


https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRYT-z5FsTxZb-a1MIEwVvexSGLlNiN63OQvTnffVuubZVj1eR

Identidade e autonomia
Porque identidade?
Segundo o RCNEI, a identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entra a pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características física, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio das interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita se funde com o outro para diferenciar – se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição. (RCNEI,1998,pg.13)
Porque autonomia?





Segundo RCNEI, a autonomia, definida como capacidade  de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bom como a perspectiva do outro,é, nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças, um principio de ações educativas.
            O trabalho na escola deve proporcionar estratégias que desenvolvam a construção da autonomia e o respeito à iniciativa dos outros, potencializando, assim, o processo de socialização infantil.
             A postura do professor de incentivar as conquistas e descobertas, organizando os espaços, bem como materiais que estejam acessíveis as crianças, é um elemento fundamental para a construção da autonomia individual e a do grupo.
            Dessa maneira, ações, como segurar um copo, comer a colher e ,posteriormente com outros talheres, calçar sapatos, guardar os próprios pertences e os brinquedos de uso comum, são exemplos de atividades que devem ser permanentes. Elas não acontecerão espontaneamente, necessitam de objetivos e intencionalidade.

 A apresentação sobre da parte prática foi muito boa, conseguimos passar o que aprendemos com o trabalho voltado à esse eixo, toda a turma participou com muito entusiamo.