terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estou postando referente as duas aulas de 22/ 08 e 29/08.
Nos profissionais da Educação Infantil, temos que pensar de uma maneira que a criança muda na medida que a sociedade também muda.. Toda criança tem infância seja algumas com lembranças dolosas e tristes outras já tem boas lembranças. Se pensar na minha infância foi muito boa se faço uma reflexão como ela foi até lembro das brincadeiras de subir em árvores, brincar no rio, o cheiro da comida feita no fogão a lenha da minha avó, as brincadeiras com minhas irmãs e primas, são lembranças boas. Porém precisamos pensar nas crianças que nem todas as crianças tiveram essa boa lembranças, algumas são marcadas pelo medo, a fome, a perda, o trabalho forçado, a violência, o vicio e o abandono. Muitos são os sentimentos que estão presentes no universo dos adultos, mas com certeza estiveram em algum lugar da nossa infãncia.
 Segundo as leis a crianças são pessoas de direitos, mas levou alguns anos para ser criado um documento (RCNEIS)voltado para educação infantil, os professores e toda escola deve ter acesso para saber o que é esse documento. Convivemos com uma situação histórica e alarmante de encurtamento da infância. são vários os fatores determinantes, dentre os quais a influencia da midia, situação de marginalidade infantil, trabalho precoce e os abusos que não correspondem a infancia que idealizamos. Não basta ter direito a infancia e estar garantido em papel e em lei. è preciso cumprir e contextualizar nossas ações; saber que crianças são essas sujeitos de direitos, entre os quais o de frequentar um espaço  que alie a educação e cuidado com intencionalidade.

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